RONDONIAOVIVO TV: Programação deste sábado tem cinco documentários produzidos pelo Judiciário de RO

A exibição acontece aos sábados e domingos, sempre às 15 horas, no Rondoniaovivo TV, canal 10.1, em Porto Velho.

RONDONIAOVIVO TV: Programação deste sábado tem cinco documentários produzidos pelo Judiciário de RO

Foto: Divulgação

A grade de programação do Rondoniaovivo TV deste final de semana traz cinco documentários produzidos pela Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia em que mostram o trabalho desenvolvido pelos magistrados e pelos técnicos para prestar atendimento jurírico às pessaos necessitadas de recursos econômicos que residem fora do eixo urbano, a exemplo do ribeirinhos. Este trabalho pode ser  visto nos documentários Amazônia Beradeira e Justiça Itinerante nas Comunidades Ribeirinhas.

 

A programação é neste sábado,4, e domingo,5, sempre às 15 horas, no Rondoniaovivo TV, canal 10.1, em Porto Velho.

 

Temos ainda na programação os DOCs "Conviver", que informa à sociedade sobre o esforço que é feito pela equipe do Judiciário para reintegrar crianças e adolescentes abrigados ao seio familiar; o Projeto Abraço, uma abordagem sobre a primeira década de execução desse trabalho e seus resultados e, por fim, o Bizarrus, que conta a trajetória do grupo teatral formado dentro do presídio Ênio Pinheiro em Porto Velho, que se tornou referência no Brasil.

 

Documentário: Amazônia Beiradeira - 

 

Ano: 2022

Dir. Adriel Diniz

Duração 11´20

 

Operação Justiça Rápida Itinerante, do Poder Judiciário de Rondônia, atende à população de distritos e comunidades da região ribeirinha de Porto Velho conhecida como Baixo Madeira. Acesso à cidadania para quem mais precisa do poder público.

 

Documentário Conviver

Ano: 2021

Dir. Gabriela Cabral
Duração: 16´42


Em documentário produzido pela Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia, um trabalho de pouca visibilidade da Vara de Proteção à Infância e Juventude é destacado para informar a sociedade sobre o esforço que é feito para reintegrar crianças e adolescentes abrigados ao seio familiar. “Conviver” é o título que concentra o significado e o objetivo do esforço empenhado pelos profissionais que atuam na área para fazer cumprir a legislação e garantir a essas crianças e adolescentes acolhidos em instituições, o direito à convivência familiar. O documentário conta histórias exitosas de reintegração de crianças que, após a passagem por abrigo institucional e trabalho técnico, revelam o potencial que cada família tem de transformar a realidade e garantir o menor tempo possível de acolhimento. E não são exceções, pelo contrário: é dessa forma que a maioria das crianças deixa os abrigos.

 

Documentário: Projeto Abraço


Ano: 2020
Dir. Simone Norberto
Duração: 14´15

 

Iniciado no ano de 2009, como piloto, o projeto foi institucionalizado em 2010. A ideia da equipe é de comemoração da primeira década do projeto e seus resultados, por meio de vídeo, em razão dos impedimentos decorrentes da pandemia, em que se registra esse momento relevante, até pela continuidade dessa política pública que torna ainda mais efetiva a Lei Maria da Penha no âmbito do Judiciário Estadual.

 

Documentário: Justiça Itinerante nas Comunidades Ribeirinhas


Ano: 2019
Dir: Ana Carolina Gouveia Cardoso e Laelho Barrozo
Duração: 21´04

 

Documentário produzido pela equipe de comunicação do TJRO que acompanhou mais uma edição da Justiça Itinerante na região do Baixo Rio Madeira, projeto institucional que, há 28 anos, vem levando Justiça e cidadania para as comunidades mais isoladas de todo o Estado. Algumas localidades podem levar até 24 horas de barco.


A população, com dificuldades de acesso à Justiça pela distância e condições econômicas, pode, então, resolver seus conflitos de menor complexidade, tais como questões familiares (união estável, registro civil, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, divórcios), cobranças, partilhas de terra, dentre outros.


A soma dos atendimentos dentre todos os serviços ainda não dá conta de todo o impacto que a Justiça Itinerante provoca, pois os registros são de atendimentos consolidados. Por isso, o cálculo é que em torno de duas mil pessoas tenham buscado o barco da Justiça nos 12 dias em que se revezou nas 8 comunidades pelas quais passou.


O barco, ancorado na comunidade, ainda não é garantia de acesso imediato. Para alguns ribeirinhos, que moram “dentro” da floresta, é preciso caminhar quilômetros em “picadas” até a margem, remar em igarapés e pegar carona na voadeira do vizinho.

 

Documentário Bizarrus


Ano: 2011
Duração: 32´18

 

O documentário "Bizarrus" conta a trajetória do grupo teatral formado dentro do presídio Ênio Pinheiro em Porto Velho. O projeto completou 12 anos e é exemplo de ressocialização por meio da arte. Produzido pela equipe do Tribunal de Justiça de Rondônia, ganhou o prêmio de Comunicação e Justiça, no VII Conbrascom, Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação, em junho de 2011.


 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS