ZOLA XAVIER: Bem embasado, escritor lança livro sobre História, com foco em Rondônia

“Trata-se de um trabalho impecável de memória histórica e lembrança política”, afirma o renomado historiador Ivan Alves Filho.

ZOLA XAVIER: Bem embasado, escritor lança livro sobre História, com foco em Rondônia

Foto: Divulgação

O jornalista porto-velhense, hoje radicado no Rio de Janeiro, Zola Xavier, está lançando mais uma obra literária. Desta vez, ele presenteia os leitores com o livro 'Uma frente popular no Oeste do Brasil - do incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do território federal de Rondônia'.


A Aquarius Produções Culturais é a responsável pela edição da obra, que será lançada na capital rondoniense em 24 de março, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

 

A obra descortina momentos da História contemporânea do Brasil, com foco no estado de Rondônia. “É um trabalho impecável de memória histórica e lembrança política”, afirma o renomado historiador Ivan Alves Filho, licenciado pela Universidade Paris-VIII (Sorbonne) e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.


O trabalho reaviva alguns dos principais acontecimentos nos embates entre as forças populares e a oligarquia que se instalou na região, no período entre a nacionalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em 1932, até o golpe civil e militar de 1º de abril de 1964.

 

 

Segundo Ivan Alves, trata-se de um resgate sensitivo, uma vez que o autor faz reviver nas páginas de seu livro figuras humanas de rica trajetória, a exemplo de Renato Medeiros, Eliezer Santos (o Bola Sete), Aurélia Banfield, Dionízio Xavier, João Lobo e tantos outros lutadores e lutadoras sociais exemplares”, d


“Foram pessoas que, com seu desprendimento e generosidade, ajudaram a fertilizar o solo do nosso país”, pontua Ivan Alves.


Che Guevara


O autor relata ainda na obra uma possível estadia de Ernesto Che Guevara em Porto Velho, pouco tempo antes de o legendário revolucionário encontrar a morte na Bolívia, em 1967.


Pesquisa


De acordo com Zola Xavier, a obra contém uma reunião de treze textos, com personagens e temas contextualizados no período citado acima, construídos a partir de pesquisas em jornais, encontrados nos acervos da Biblioteca Nacional e nos arquivos da Associação Brasileira de Imprensa, ambas as instituições na cidade do Rio de Janeiro.

 


O Centro de Documentação do Estado de Rondônia também serviu de base para o trabalho de pesquisa do autor, assim como diversas entrevistas inéditas e exclusivas realizadas em janeiro de 2008 na cidade de Porto Velho.


Fotos


Zola destaca que o livro apresenta fotos inéditas, muitas delas cedidas pelos familiares e amigos dos entrevistados, o que enriqueceu sobremaneira o trabalho.

 

Que é Zola

 

Filho do casal Maria dos Anjos Gomes da Silveira e de Dionízio Xavier da Silveira, fundador do histórico jornal A Palavra, de Ji-Paraná, Zola Xavier da Silveira, 69 anos, rondoniense de Fortaleza do Abunã, distrito de Porto Velho-RO, após concluir o ginasial no Colégio Dom Bosco em 1971, foi morar no Rio de Janeiro.

 

Militante político desde então, quando se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Em 1974 ingressou no Banco do Estado do Rio de Janeiro, foi diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários cariocas, eleito em 1979. Participou intensamente dos movimentos pela anistia dos presos políticos e pela campanha das eleições diretas para presidente.

 

Formado em Comunicação Social pela Universidade Candido Mendes, casado com a médica homeopata Janete Celano, pai de Tiago e Maíra, atualmente residindo na cidade de Maricá - RJ.
 

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS