HISTÓRIA: Exposições abertas para visitação no Museu da Memória Rondoniense

Exposição conta com recursos interativos através do QR code

HISTÓRIA: Exposições abertas para visitação no Museu da Memória Rondoniense

Foto: Divulgação

A partir de terça-feira, 10, está disponível no Museu da Memória Rondoniense, localizado no Palácio Getúlio Vargas, no centro de Porto Velho, a exposição “Made in Santa”, exposição selecionada por meio do edital de concurso nº 003/2018/CEL/SUPEL/RO de ocupação museal.
 
 
Uma exposição intimista de pinturas realizadas pelo artista Téo Senna, natural do Rio de Janeiro e morador do tradicional Bairro de Santa Teresa, que retrata o tempo em que ele esteve recluso, por conta da pandemia e o fortalecimento de suas origens. A exposição, conta com recursos interativos, através do QR code, no celular é possível conhecer a história das obras. Ela ficará aberta para visitação até 10 de abril. Três outros projetos de exposições de âmbito nacional foram selecionados no edital e serão lançadas nos próximos meses.
 
 
Enfatizando a importância de preservar a  história do Estado, o governador Marcos Rocha aponta, “O museu nos ajuda na valorização da cultura, história e resgate dos fatos que marcaram a nossa história e a influência que eles têm sobre os dias atuais”.
 
 
Outras exposições também estão disponíveis no museu, como a “Conhecendo o Museu da Memória Rondoniense”, que tem o intuito de divulgar o trabalho que é realizado no Museu e qual sua finalidade. Uma exposição educativa, intuitiva e objetiva, que traz conceitos e definições de palavras do cotidiano museológico, apresentados à população de forma mais descontraída, rompendo as barreiras museu/sociedade. A “Ocupação Muluca”, uma exposição que apresenta diversos trabalhos criados a partir da história pesquisada de imigrantes, em vários estados.
 
 
A gestora do Museu da Memória Rondoniense, Liliane Sayonara explica que o local conta com um grande acervo que contribui para contar e preservar a história de Rondônia, cultura e tradições. “Aqui temos uma série de materiais, entre: fotografias, vídeos, peças 3d, obras de arte, entre outras que contam a história do nosso Estado. Além disso, temos os guias e conseguem aprofundar o contexto de cada elemento apresentado. É uma imersão na cultura e história”, afirma.
 
 
O Museu da Memória Rondoniense funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na antiga sede do Governo do Estado, localizado na Avenida Presidente Dutra, Centro de Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS