LITERATURA: A questão da Amazônia é destaque nesta edição do Prêmio Jabuti

A obra pode ser encontrada em uma edição especial bilíngue e outra somente em português com 216 páginas na plataforma da Amazon, onde também é possível acessar alguns dos cases que são retratados no livro.

LITERATURA: A questão da Amazônia é destaque nesta edição do Prêmio Jabuti

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em sua 64ª edição, o Prêmio Jabuti de Literatura tem entre os cinco finalistas na categoria Economia Criativa a obra `A Amazônia Sustentável e o ecossistema empreendedor´. O livro escrito pela jornalista e historiadora Cristina Monte aborda praticamente todas os aspectos ligados à preservação e futuro da Amazônia que estão em discussão neste momento.

 

“A preservação ambiental está de volta ao debate nacional e ganhou destaque com a COP 27. Entretanto, isso não garante que a Amazônia seja, de fato, compreendida, principalmente para quem não conhece de perto essa região do planeta”, comenta a autora que vive em Manaus desde 2005.

 

Na obra, Cristina Monte, reúne o depoimento de uma centena de pessoas que apontam as contradições que envolvem o empreendedorismo no bioma que mantém a maior e mais diversa floresta tropical e bacia hidrográfica do planeta.

 

São professores, pesquisadores, pequenos, médios e grandes empresários, gestores das esferas públicas, empreendedores digitais, representantes de instituições, associações indígenas e outros agentes. Alguns dos mais prestigiados especialistas no tema Amazônia como o climatologista Carlos Nobre, o renomado pesquisador norte-americano, que vive e estuda a Amazônia há mais de 50 anos, Philip Fearnside e o historiador Júlio César Schweinckardt são alguns destaques da obra.

 

 

É quase consenso, entre a centena de participantes da obra, que o futuro da Amazônia exige a convergência do objetivo comum que é a preservação da floresta alinhada à sustentabilidade para garantir qualidade de vida para a população local.

 

Dois temas recorrentes no livro são a biotecnologia e a bioeconomia. O patrimônio genético, os recursos vegetais e bioativos ainda pouco conhecidos podem se revelar insumos valiosos para as indústrias química, farmacêutica, cosmética e alimentícia. Do manejo integrado e sustentável da floresta resultam óleos, extratos, fibras, sementes, ativos microbiológicos que são base para medicamentos, cosméticos, bioinseticidas, biomateriais, corantes naturais, aromatizantes, entre muitos outros.

 

O papel da educação aliada à tecnologia, o protagonismo feminino e o ecoturismo também estão presentes na obra. “É preciso integrar nessa jornada as comunidades tradicionais, valorizar os saberes locais, a diversidade cultural, a riqueza gastronômica. É a soma de esforços de quem vive, pesquisa, trabalha, conhece e reconhece os imensos desafios, que podem construir juntos soluções que respeitem a singularidade da Amazônia e dos seus habitantes”, comenta Cristina Monte.

 

A obra pode ser encontrada em uma edição especial bilíngue e outra somente em português com 216 páginas na plataforma (www.amazoniaempreendedora.com.br), onde também é possível acessar alguns dos cases que são retratados no livro.

 

Prêmio Jabuti

 

O Prêmio Jabuti é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está em 64ª edição. A premiação é dividida em quatro eixos temáticos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, em que são classificadas em 20 categorias. Neste ano, o prêmio teve recorde de obras inscritas: 4.290 livros.

 

Os vencedores de cada segmento serão revelados em evento no Theatro Municipal de São Paulo na quinta-feira (24/11), às 20h, com transmissão pelo canal da CBL, no Youtube.

 

Acesse a relação de indicados em cada categoria (https://www.premiojabuti.com.br/5-finalistas/).

 

  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS