ARTES: Programação artístico-cultural beneficiando 21cidades de RO inicia nesta terça

A atividade, promovida pelo Sesc-RO, inicia por Urupá e encerra dia 21/10, em Candeias do Jamari

ARTES: Programação artístico-cultural beneficiando 21cidades de RO inicia nesta terça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultura regional, realiza a partir do dia 04 outubro a 2ª etapa do projeto de circulação cultural que estabelece uma conexão de programações artísticas entre todas as cidades do estado de Rondônia. Intitulado Sesc 52, o projeto viabiliza o acesso da população de cada cidade com a produção artística de forma diversificada, por meio da oferta de produtos culturais regionais.

 

Corroborando com o compromisso do Sesc Rondônia em democratizar o acesso à cultura de forma qualitativa aos trabalhadores do comércio, a iniciativa promove a circulação com apresentações de teatro, música, literatura, exibições de filmes, exposição de artes visuais e de literatura, além da biblioteca volante – por meio do Bibliosesc. A primeira etapa ocorreu de 07 de junho a 07 de julho de 2022, atingindo uma estimativa de 5.400 pessoas em 30 cidades.

 

“É com muita satisfação que anunciamos a segunda etapa do Sesc 52, um projeto que promove o acesso às diversas formas de expressão artístico-cultural, por meio de um recorte da nossa identidade, para todos os municípios de Rondônia. Agradecemos à população que confia em nosso trabalho e aos empresários que também foram responsáveis por tornarem essa circulação possível”, comenta o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, Raniery Araújo Coelho.

 

Neste segundo e último momento, a circulação acontece de 04 a 24 de outubro, começando por Urupá e finalizando as apresentações em Candeias do Jamari, completando as 21 cidades programadas no calendário.

 

ESPETÁCULO BARILONGA XOU

 

No espetáculo circense “Barilonga Xou”, as atrizes Amanara Brandão e Flávia Diniz dão vida às palhaças Milonga e Barina, que apresentam seu “xou” (show) de diversidades, desenvolvendo números clássicos das palhaçarias circense e teatral, malabarismo, números musicais, de dança e acrobacias – demonstrando as habilidades em um jogo cênico envolvente, enquanto contam uma das suas histórias ambientadas às margens de rios amazônicos.

 

Ficha Técnica

Atuação, criação, dramaturgia e produção: Amanara Brandão Lube

Atuação e criação: Flávia Diniz

Costureira: Marcly Ramos

Fotógrafo: Édier William 

 

NAVIOLA – UMA FORMA BRASILEIRA DE FAZER ROCK

 

A banda Naviola atua na cidade de Porto Velho desde 2017, estreando em meio ao carnaval, e desde então vêm aos poucos construindo sua história, participando de alguns eventos onde a música autoral consegue se manifestar. A “Nave” (como seus integrantes gostam de chamá-la) já fez seu pouso e seu voo no Festival de Arte e Cultura da Unir, Mostra de Música do Sesc em 2020, concurso de bandas Grego autoral, Rockaut Festival, entre outros. Possui influências do tropicalismo, vanguarda Paulista, Manguebeat, Raul Seixas e muito Rock n’ Roll. A banda vem com a proposta de misturar sons sem compromisso de representar nada além de sua vontade de criar e brincar com a possibilidade das fusões entre os ritmos.

 

O show é uma experiência musical antropofágica, onde os sons nos conectam a essa amálgama que é a cultura brasileira. Efeitos psicodélicos e distorções surgem através da viola guitarra, enquanto a banda executa, com bastante energia, suas canções. A banda se reconhece como uma forma brasileira de fazer rock. Essa é a nave, a Naviola.

 

BIBLIOTECA VOLANTE

 

O projeto BiblioSesc é uma biblioteca móvel que tem por objetivo encurtar a distância entre o leitor e o livro em pontos da cidade onde não há acesso a bibliotecas fixas. Tem como foco o atendimento ao Trabalhador do Comércio, seus dependentes e a comunidade em geral. No projeto Sesc 52, o Bibliosesc atenderá com espaço de leitura, contação de histórias com fantoches e exposição Portinari.

 

EXPOSIÇÃO DE ARTES: PORTINARI – O BAUZINHO DO PINTOR

 

A exposição propõe reflexões e conhecimento sobre a obra do pintor brasileiro Candido Portinari (1903-1962), em uma proposta que explora a interdisciplinaridade. As experiências Geradas por meio da exposição têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento do olhar estético e do senso crítico dos visitantes.

 

EXPOISÃO DE LITERATURA - PAULO LEMINSKI

 

A exposição conta com 16 ilustrações produzidas pelo artista plástico Fabio Dudas, que retratam a vida e a obra do escritor paranaense Paulo Leminski (1944–1989). Por meio da pintura, as obras dão materialidade e interpretação aos poemas de um dos mais importantes escritores brasileiros.

 

CINEMA - DO VERDE AO BARRO

 

Uma família embarca numa viagem em busca de uma nova vida. É na comunidade de Nazaré que constroem uma relação de afeto, respeito e amor com a Amazônia. Em diferentes fases, a jornada de uma família muda conforme as águas de um rio.

 

A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DO MILHO GIGANTE

 

Uma pequena formiga encontra, no meio do mato, um milho gigante que ela não consegue carregar sozinha. De passagem por ali, o Tamanduá se oferece para cuidar do alimento enquanto ela busca ajuda dos familiares. E agora? A formiga confiará no seu maior predador? Inspirado em poema homônimo, “A inacreditável história do milho gigante” é uma fábula contemporânea em forma de um divertido filme de animação, com um final surpreendente.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS