A trajetória de Tânia Azevedo Pires é um retrato fiel da Rondônia que deu certo. Assim como o Estado onde nasceu, a portovelhense carrega na memória cenas que o universo empreendedor impõe para uma gente brava e aguerrida.
Filha de ferroviário, acompanhou o drama do seu pai que morreu em virtude de um infarto , depois que famílias de trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré foram obrigados a desocupar a área, onde moravam, em Porto Velho chamada Baixa União.
Morria o trabalhador e nascia no coração daquela menina, a vontade de lutar por justiça social. Sua vida (profissional e empresarial ) sempre foi focada na solidariedade.
Graduada em Serviço Social pela Universidade Municipal de Taubaté , São Paulo, chegou a ser secretária estadual desta pasta em Rondônia e se formou em pedagogia para se qualificar ainda mais na sua missão social.
Embora tenha formação em áreas voltadas para o social , destaca - se também como gestora no setor da construção civil, comandando ao lado do marido, o engenheiro Marcos Pires, o grupo empresarial Azevedo Pires, construindo sonhos. Literalmente.
Para desempenhar o seu papel no mundo corporativo com eficiência buscou capacitação na área administrativa. Entre os cursos nessa área, destaca - se o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. " Sempre busco novos conhecimentos", frisa a empreendedora
Devido ao seu empreendedorismo - social e empresarial - ela virou obra de arte na
Exposição Mulheres Empreendedoras - O Legado Feminino na Arte de Empreender. Na Mostra do artista plástico
Eliardo Lima ,que está em cartaz na Casa da Cultura Ivan Marrocos até o dia 30 deste mês, ela ilustra a tela A Construtora de Sonhos.