EM CHAMAS: Cinemateca pega fogo; parte do acervo de audiovisual data do século 19

O acervo da Cinemateca representa o maior museu audiovisual do Brasil e da América Latina

EM CHAMAS: Cinemateca pega fogo; parte do acervo de audiovisual data do século 19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Corpo de Bombeiros afirma que recebeu um chamado por volta das 18 horas. O galpão segue em chamas por volta das 19h40, quase duas horas após o chamado.
 
 
O fogo está confinado a uma área de 1.000 metros quadrados, segundo o Corpo de Bombeiros, ante os cerca de 10.000 metros quadrados do local. O objetivo dos bombeiros é evitar a propagação do fogo para uma área maior. Não há registro de vítimas ou feridos.
 
 
O acervo da Cinemateca representa o maior museu audiovisual do Brasil e da América Latina, e guarda documentos que datam desde o século 19. Ao todo, há mais de 250.000 rolos de filme no acervo da instituição, muitos originais e sem cópia por serem muito antigos.
 
 
Há no acervo material que vai de filmes e antigos programas de televisão a registros públicos brasileiros, como de ex-presidentes.
 
 
Crise na gestão
 
A Cinemateca é controlada diretamente pela União desde agosto de 2020. A organização, que é responsável por gerir toda a história do audiovisual brasileiro, está hoje sob responsabilidade do Ministério do Turismo, no âmbito da Secretaria de Cultura.
 
 
Anteriormente, um contrato da União com a Fundação Roquette Pinto (a mesma da TV Escola) para gestão do acervo terminou em 2019 sem que fosse renovado e sem que um novo responsável fosse escolhido.
 
No primeiro semestre de 2020, a Cinemateca chegou a ficar meses sem pagar contas de eletricidade e salários.
 
Após o incêndio, Francisco Campera, diretor-geral da Fundação Roquette Pinto, disse nesta segunda-feira à GloboNews que a situação da Cinemateca era uma "tragédia anunciada" e que alertou também os ministérios da Economia e da Cidadania.
 
Campera disse que a Roquette Pinto tirou 15 milhões de reais do caixa para manter a gestão emergencial da Cinemateca depois que o contrato acabou e até que a instituição fosse entregue de volta ao governo federal.
 
Quase um ano após assumir a Cinemateca, a Secretaria de Cultura anunciou no fim de junho deste ano que começaria o processo para escolher uma nova entidade para a gestão. O chamamento de uma nova organização estava previsto para o começo de agosto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS