ESPAÇO: Prédio histórico de PVH será o novo Centro Cultural e de Documentação do Judiciário

O local onde funcionavam os juizados da Infância e da Juventude agora ficará disponível à memória institucional

ESPAÇO:  Prédio histórico de PVH será o novo Centro Cultural e de Documentação do Judiciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após passar por uma adequação, o prédio, em frente à Praça das Caixas d´Água, na capital, onde muitos anos funcionaram os juizados da Infância e da Juventude, abrigará o novo Centro Cultural e de Documentação Histórica - CCDH do Tribunal de Justiça de Rondônia. A mudança dos objetos e processos antigos do Poder Judiciário já está sendo feita e, em breve, o espaço estará disponível para a visitação pública.

 

A iniciativa vem ao encontro do projeto de valorização da memória que o TJRO vem desenvolvendo desde que fundou o CDH - Centro de Documentação Histórica do TJRO, em dezembro de 1999, em uma sala do antigo Fórum Criminal. De lá para cá o Centro já passou por vários espaços, mas agora encontra o lugar ideal em um prédio histórico de Porto Velho, com localização privilegiada, o que facilita a visita de escolas e população em geral.

 

Além disso atende ao que vem preconizando o Conselho Nacional de Justiça, que reconhece a memória como parte do Patrimônio Cultural Brasileiro e como componente indispensável ao aperfeiçoamento das Instituições em geral e do Poder Judiciário, em particular.  Neste sentido, o CNJ criou o Proname - Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Recomendação n. 37/2011 e 324/2020), que tem por missão, além de organizar e disponibilizar a informação, preservar a memória da Justiça, por meio de registros judiciais arquivísticos, museológicos, biblioteconômicos, materiais ou imateriais, exatamente do que abrigará o Centro Cultural.

 

Desde 11 de agosto de 2019, o CCDH passou a fazer parte da arquitetura organizacional da Emeron, que, sob a ótica educacional, abraça as perspectivas cultural e artística, assim como a memória e a história institucional, todos aspectos necessários ao pleno entendimento da evolução da Justiça e da sociedade.

 

Com a ampliação, espera-se estimular mais ainda a pesquisa histórica na área do Direito, com um ambiente destinado à consulta eletrônica de livros raros e processos judiciais históricos. Abrigado no prédio tombado como patrimônio histórico-cultural de Porto Velho, o CCDH está localizado na rota cultural e turística da capital de Rondônia, próximo à Casa da Cultura Ivan Marrocos, Teatro Banzeiros, Museu Palácio da Memória Rondoniense e outros equipamentos culturais da cidade. A inauguração do espaço físico está prevista para o segundo semestre de 2021.

 

Para que a mudança fosse realizada, o prédio passou por reparos (elétricos e hidráulicos), consertos, pintura, revisões e adaptações de bens imóveis, recuperações, adaptações de biombos, carpetes, divisórias e lambris, limpeza de fossa e afins. O novo prédio também conta com novos elementos de paisagismo (pergolado e bancos) e fonte decorativa para ambiente externo. Também será reservado um espaço para café ou restaurante, disponibilizado a concorrentes públicos mediante edital.

 

Cultural

 

O novo prédio também será palco de apresentações culturais, inclusive em horários fora do expediente. A ideia é que seja mais um espaço aberto aos talentos artísticos do Estado das mais diversas áreas. A programação cultural ficará a cargo da Escola da Magistratura, para que o ambiente tenha vida, sobretudo nos finais de semana.

 

Autor: Comunicação TJ

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS