DOCUMENTÁRIO: “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014” será lançado neste sábado

O filme documentário é fruto de anos de pesquisas na comunidade ribeirinha de São Carlos

DOCUMENTÁRIO: “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014” será lançado neste sábado

Foto: Divulgação

Neste sábado, 03, às 20h, será lançado o documentário “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014”. O lançamento acontecerá de forma online pelo canal Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos, no Youtube. O documentário registra os depoimentos dos ribeirinhos de São Carlos, no Baixo Madeira, que vivenciaram a grande cheia do rio Madeira, em 2014.

 

O documentário é fruto de anos de pesquisas na comunidade ribeirinha de São Carlos. Nos percalços da pesquisa, muitos foram os temas abordados. Um deles - inevitável por seu impacto e ainda presente pelos traumas que deixou - é o tema da cheia do rio Madeira, ocorrida em 2014, que desalojou centenas de famílias em todo o Baixo Madeira, inundando, em sua totalidade, o distrito de São Carlos, levando seus moradores – e de outras comunidades – a abandonarem suas casas, roças, empregos, família e amigos para socorrem-se em abrigos comunitários e escolas de Porto Velho.

 

 

O documentário registra os depoimentos dos afetados pela cheia; depoimentos estes repletos de sofrimento e angústia, mas também de coragem e vivacidade. O filme – embora centrado em um tema trágico, com depoimentos fortes acerca do ocorrido – não se embebeda nesse drama comunitário com o fito de explorá-lo, pelo contrário: a luta dos moradores da comunidade de São Carlos pela sobrevivência na cheia – e apesar da cheia! – é um retrato humanístico de um povo aguerrido e destemido, que não poupa esforços para reconstruir-se em comunidade novamente.

 

A direção da pesquisa, roteiro e produção do documentário são dos professores, pesquisadores e movimentadores culturais Renato Fernandes Caetano e Eva da Silva Alves e contou com a participação do pesquisador José Maiko Farias Amim, no roteiro e pesquisa, do artista plástico e pesquisador Bruno Cruz, na filmagem e edição do documentário, e dos assistentes de produção Vítor Lucas Alves Cuelhar e Vitória Pauliane Mota de Souza.

 

Contrapartida

 

Como contrapartida, será realizada no dia 10/07/2021 – das 15h às 16h30min) uma Oficinade Produção Audiovisual, com o relato das experiências e processos de produção do Documentário. A oficina será gratuita, sendo oferecidas 15 vagas, cujas inscrições podem ser realizadas neste link(https://www.even3.com.br/oficaudiovisual).

 

Serviços

 

O quê: Documentário: “Entre as águas e o céu: a grande cheia de 2014”.

Data: 03 de julho de 2021 (sábado)

Hora: 20h

Onde: Canal do Coletivo no Youtube: Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos

Acessibilidade: Intérprete de Libras.

- Contatos da produção: (69) 99249-5018 / vozeseencantosamazonicos@gmail.com

 

Lei Aldir Blanc

 

Este projeto foi fomentado pela Funcultural da Prefeitura do Município de Porto Velho, através do Edital de Chamada Pública de apoio ao Setor Cultural – Aluízio Batista Guedes N°006/2020, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc N.°14.017, de 29 de junho de 2020.

 

Autor: José Maiko Farias Amim

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS