Elas se destacam com quadrinhos em que celebram a diversidade
Foto: CB
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante anos, HQs escritas e idealizadas apenas por homens preencheram as bancas de jornal. Com a força da internet, as mulheres acabaram ganhando espaço e se destacando no formato em quadrinhos criando histórias a partir de uma perspectiva feminina. Até então, em falta no mercado.
Assim é com Carol Ito, quadrinista e jornalista de 27 anos. Ela é criadora do projeto Políticas, que divulga quadrinhos políticos feitos por mulheres nas redes sociais, e também autora da série Quarentiras, publicada semanalmente no Instagram da Revista Tpm.
Carol destaca que, historicamente, muitas vezes a indústria deixou de reconhecer, repercutir e registrar o trabalho de mulheres como dedicaram o tempo ao trabalho dos homens. “Ainda é difícil encontrar informações aprofundadas sobre artistas mulheres, principalmente, sobre as que atuaram na imprensa brasileira ao longo do século 20”, destaca.
A artista afirma ser necessário que mulheres e pessoas não binárias passem a ocupar mais espaços de destaque no meio para que os leitores tenham acesso a narrativas diversificadas, capazes de dialogar com a complexidade do mundo.
Nos quadrinhos idealizados e feitos pelas mãos dela, Carol Ito consegue, de forma leve e divertida, transformar o “novo normal”, trazido pela quarentena, em histórias.
Diversidade nos quadrinhos
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!