Entre os trabalhos da Cia, está a atividade teatral desenvolvida para o público infantil nas escolas de capital
Foto: Cia Arte em Evolução
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma das companhias mais atuantes do estado de Rondônia, completou 16 anos de existência nesta segunda-feira,20. Com uma trajetória cheia de altos e baixos a Cia de Artes Evolução, resiste em fazer o teatro acontecer em território rondoniense.
Fundada em 20 de julho do ano de 2004, a Cia Evolução vem trabalhando sem parar, para atender a população com suas produções culturais, voltadas para todos os públicos. São 16 anos de história construída com muito esforço, dedicação e amor a arte de representar.
Atualmente denominada Associação Sociocultural e educacional Evolução, a instituição é constituída por seis integrantes e sempre trabalhou com artistas convidados, dando a todos a oportunidade de trabalhar e desenvolver suas habilidades artísticas.
BREVE HISTÓRICO DA CIA
Com o objetivo de promover atividades culturais, principalmente na área de teatro, a Cia de Artes Evolução foi fundada no dia 20 de julho de 2004. Com sede na cidade de Porto Velho-RO, recebeu o nome de Grupo de Teatro Evolução e iniciou suas atividades com 10 integrantes, após o término de uma oficina, ministrada pelo ator Eules Lycaon, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Zona Sul da capital.
O primeiro trabalho apresentado pela Cia foi uma esquete denominada “Quero Ver Jesus” trabalho apresentado em algumas comunidades e no festival vocacional, realizado em agosto de 2004, no Colégio Dom Bosco. Em 2005 estreou seu primeiro trabalho infantil, o espetáculo “São Jorge e o Dragão, com o qual participou de vários projetos e do I Festibon (Festival de Teatro de Bonecos), realizado no ano de 2006. Neste mesmo ano estreou o espetáculo “Um Estranho Chamado Jesus”.
E Com o espetáculo São Jorge e o Dragão, participou do projeto Arte No Bairro, realizado em 2007, percorrendo 20 bairros de Porto Velho. Ainda com o mesmo espetáculo, participou do Festival Amazônia Encena na Rua (2008).
Em 2009 a Cia estreou dois novos espetáculos, o infantil “Os Bichos Também Amam” e o espetáculo adulto “É Crime Não Saber Ler”, ambas as peças participaram de vários projetos e festivais, tais como: Festival Palco Giratório, Inauguração do Teatro Municipal Banzeiros, Inauguração do Mercado Cultural, Projeto Saga na escola, Projeto Aldeia Guaporé, realizado em Ji-Paraná, dentre outros. Foi exatamente em 2009 que a Cia iniciou o projeto O Teatro Vai à Escola, projeto este que acontece todos os anos, no decorrer do ano letivo.
Em 2010, realizou com o espetáculo Os Bichos Também Amam, a primeira edição do projeto Temporada Na Praça. No mesmo ano, participou do projeto Cultura Sesc Itinerante, circulando com os espetáculos Os Bichos Também Amam e É Crime Não Saber Ler, percorrendo dezesseis municípios do interior de Rondônia. E ainda participou do Festival Palco Giratório, com Os Bichos Também Amam.
Em 2010 e 2011, a Cia Evolução representou o estado de Rondônia, no Festival de Teatro de Curitiba, também com apresentações de Os Bichos Também Amam” e “É Crime Não Saber Ler.
Em 2012, dentro da programação do Festival Amazônia Encena Na Rua, a Cia estreou mais um espetáculo de rua, denominado “Julieta de Bela Flor”, com o qual, realizou mais uma edição do projeto Temporada na Praça.
No ano seguinte, com o mesmo trabalho, participou do Festival Palco Giratório. E com a peça Os Bichos Também Amam, participou do Projeto Circulando Cultura Nos Distritos. Ainda em 2013 realizou o projeto Evolução EnCena, desenvolvido no município de Seringueiras-RO, com apresentações dos espetáculos Julieta de Bela Flor, É Crime Não Saber Ler e Os Bichos Também Amam, além de desenvolver oficina para professores. Em 2014, desenvolveu o mesmo projeto Evolução EnCena, desta vez, no município de Atalaia do Norte-AM e ainda participou do projeto 100 anos de Porto Velho, desenvolvido pelo Sesc/RO.
E os trabalhos não pararam por aí. Vários projetos continuam sendo desenvolvidos pela Cia Evolução. Os mais recentes trabalhos produzidos pela companhia são: Festa dos Meus Sonhos e Cantigadeira, além do espetáculo A Energia Que Mora Em Mim, o qual está sendo apresentado nos estados do Acre e Rondônia, pelo projeto Nossa Energia. Desde fevereiro de 2019 a Cia Evolução trabalha em parceria com EL Produções que já produziu O Teatro Vai à Escola e agora está empenhada no projeto Relatos-História da Cia de Artes Evolução.
Texto: Assessoria da Cia
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!