EM CASA: Acervos online da USP ajudam a pensar sobre o descobrimento do Brasil

Videoaulas, livros e textos disponíveis em acervos on-line da Universidade tratam da chegada de Pedro Álvares Cabral e dos antecedentes dessa data

EM CASA:  Acervos online da USP ajudam a pensar sobre o descobrimento do Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Os materiais a seguir mostram desde o pré-cabralino até o processo de colonização sob diferentes perspectivas.

 

Brasil antes dos portugueses

 

Buscando entender um pouco mais sobre os primeiros povos que habitaram o País, a produção do Canal USP mostra aonde estão enterrados os primeiros brasileiros e os estudos a partir deles. Com o vídeo, vemos que a origem do Brasil é muito anterior à chegada das caravelas portuguesas. Além disso, pouco se sabe sobre os povos que viveram na porção de terra, antes da chegada dos europeus em 22 de abril de 1500, a qual depois viria a ser chamada de Brasil. Com a descoberta da Lapa do Santo, na cidade de Lagoa Santa-MG, em 2011, uma parte dessa história começou a ser desvendada. Mais de 50 esqueletos de 8 a 11 mil anos foram encontrados lá.

 

Videoaulas disponíveis no Canal USP abordam a América antes da chegada dos europeus com o professor João Paulo Garrido Pimenta, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O docente apresenta as questões em torno da visão de “descoberta” durante a chegada dos colonizadores e também sobre a concepção de “américa indígena”. As aulas estão divididas em três partes:

 

A vinda dos portugueses

 

A vinda dos portugueses e o caráter expansionista europeu, além da busca por novas rotas às índias, são relatadas no texto “O descobrimento do Brasil: suas primeiras explorações e negociações diplomáticas a que deu origem” de Manoel de Oliveira Lima, disponibilizado no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O escrito foi publicado entre o final do século XIX e início do século XX, e traz um panorama do país durante os anos de 1500.

Cliquei Aqui

 

O “descobrimento” do Brasil

 

O número 61 da Revista de História, produzida pelo Departamento de História da FFLCH, destaca o texto de Thomaz Oscar Marcondes de Souza chamado “A carta de Pero Vaz de Caminha e o descobrimento casual do Brasil”. O texto, escrito em 1965, enfatiza a casualidade e o quão inesperado foi a descoberta dessa terra, ainda desconhecida, a partir da análise da carta de Pero Vaz de Caminha, destinada à corte portuguesa.

Clique Aqui

 

Portugueses na “nova terra”

 

Na edição número 30 da Revista USP, intitulada “Dossiê Brasil dos Viajantes”, um dos destaques é o texto A propósito d’o Brasil dos viajantes, que contém análises iconográficas do período. A Revista está disponível no acervo da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica. Na pintura ao lado, por exemplo, a autora enfatiza a construção narrativa do índio temente a Deus e seguidor da fé cristã. Clique Aqui

 

Relatando os acontecimentos do novo território, desde o início do processo de colonização até o século XIX, o livro “História do Brazil” de Robert Southey traz sua ótica sobre esse período. O livro, tido por muitos como a primeira obra da História Geral do Brasil, está disponível na íntegra no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e é uma oportunidade para ver a leitura dos historiadores oitocentistas sobre a história nacional com a narrativa que tratava o português como o responsável pelo progresso e pela civilização deste território.Clique Aqui

 

Em outras videoaulas do Canal USP, o professor João Paulo Garrido Pimenta aborda o período após a chegada dos europeus em solo brasileiro, a partir do teor crítico diferente dos oitocentistas, como Southey. Também dividido em três partes, as aulas se aprofundam na presença portuguesa e no aspecto arbitrário da dominação cultural e territorial sobre a população nativa. 

 

Veja o material completo aqui

 

Por 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS