A abertura será com a peça "Mulheres de Aluá"; o evento encerra domingo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Madeira Festival de Teatro de Rondônia, que inicia nesta quarta-feira, 5, as 19h30, no Teatro Guaporé, contará com intérprete de Libras nos seis espetáculos a serem exibidos na mostra. O evento encerra domingo,9. A entrada é gratuita. A classificação é de acordo com o espetáculo - ver programação abaixo.
Foram selecionados seis espetáculos para serem apresentados durante os cinco dias. Esses grupos receberão um cachê para participarem da mostra. Os que são do interior do estado contam, também, com transporte, alimentação e estadia. Além do cachê, haverá premiação em dinheiro para os vencedores do festival e troféus para categorias: melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator e atriz.
O espetáculo vencedor receberá cachê, transporte, estadia e alimentação para fazer uma turnê pelos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, entre os dias 12 e 22 de junho.
O objetivo do festival, segundo os promotores, é instigar que os artistas a produzirem, possibilitando, assim, que a comunidade tenha acesso à cultura . "Essa foi a base motora que nos instigou a criar um projeto para produção de um festival que possibilite que artistas do estado possam produzir e apresentar seus espetáculos na capital e, caso vençam o festival, se apresentem nas principais cidades da BR 364", destacaram os idealizadores da mostra.
O Madeira Festival foi idealizado pelos artistas e produtores rondonienses Édier William e Mari Santos. É realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cidadania, realização da Zenital Produções, apoio da Funcer, Sejucel e Município. O patrocínio é do patrocínio da rede varegista Atacadão e do Governo Federal.
Site da mostra: www.madeirafestivais.com.
Programação
MULHERES DO ALUÁ
05/06 às 19:30
CIA O IMAGINÁRIO
Direção: Chicão Santos
Texto: Euler Lopes
Município do grupo: Porto Velho
Classificação indicativa: 12 anos
“As Mulheres do Aluá” conta a história de mulheres de diferentes épocas que foram condenadas, num período em que o pensamento-homem determinava a condição de cada uma delas.
TABULE
06/06 às 19:30
CIA PERIPÉCIAS DE TEATRO
Direção: Júnior Lopes
Texto: Junior Lopes
Município do grupo: Porto Velho
Classificação indicativa: 12 anos
Uma tragicomédia apresentada por Zahara, uma cômica heroína libanesa de uma triste saga. Na urgência em se desfazer do peso das sua confissões, ela faz do público a sua pedra das lamentações no velório de seu marido, no Brasil.
É CRIME NÃO SABER LER
07/06 às 14h
CIA DE ARTES EVOLUCÃO
Direção: Eules Lycaon
Texto: Luís Antônio Araújo
Município do grupo: Porto Velho
Classificação indicativa: 12 anos
Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. O caboclo do espetáculo não sabe ler. , porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram. Como isso lhe afeta?
À MARGEM
07/06 às 20h
GRUPO DE TEATRO WANKABUKI
Direção: Valdete Souza
Texto: Valdete Souza
Município do grupo: Vilhena
Classificação indicativa: 12 anos
Criado a partir das vozes de mães e avós e da história oral que permeia às margens dos rios, evoca a história de rios mortos, rememorando as mazelas das famílias nordestinas e sulistas, no abandono de suas origens, em busca do Eldorado.
VIÚVAS DO MAR
08/06 às 19:30
GRUPO DE TEATRO ENCENA
Direção: Roberto Carlos
Texto: Roberto Carlos
Município do grupo: Ji-Paraná
Classificação indicativa: 12 anos
Marcadas pela perda de seus amores para o mar, suas histórias se entrelaçam entre lágrimas, lamentos e esperanças. O luto e o sofrimento une essas quatro mulheres tão diferentes.
INIMIGOS DO POVO
09/06 às 16h
TRUPE DOS CONSPIRADORES
Direção: Luciano Oliveira
Texto: Henrik Ibsen
Município do grupo: Porto Velho
Classificação indicativa: 12 anos
Na história, um médico desconfiava que os pacientes adoeciam por conta dos banhos na estação balneária da cidade. Ao analisar a água, chega a conclusão de que há uma bactéria. Mas a população alardeada acaba acusando o doutor como "inimigo do povo”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!