FOTOGRAFIA: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

As mostras de fotografia e multimídia ficarão abertas ao público até o dia 19 deste mês (abril), das 16 às 20 horas

FOTOGRAFIA: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje tem reunião entre o superintendente da Sejucel e dirigentes de grupos folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá. A convocação é para as 10 horas no Teatro Guaporé.

 

**********

 

Apesar de ontem ter sido o Dia da Mentira as conversas que rolaram entre os dirigentes de vários grupos folclóricos e a direção da Federon, são verdadeiras. Teve dirigente desabafando contra não sei quem, que segundo ele, quer tirar a administração do Flor do Maracujá da Federon.

 

*********

 

Acontece que a desconfiança, foi porque até determinada hora do dia de ontem, a Sejucel não havia convidado a direção da Federon para participar da dita reunião. Aí o pau quebrou via WatsApp.

 

**********

 

No meio da tarde o presidente da Federon Fernando Rocha comunicou que havia recebido um telefonema (mensagem) convidando a direção da Federon para a reunião. Apesar do desabafo do Fernandão, a paz voltou a reinar aparentemente no grupo.

 

*********

 

Sinceramente, se eu fosse o superintendente da Sejucel, não teria convocado essa reunião com todos dos grupos folclóricos. Teria apenas convocado os dirigentes da GUANECER e da ANAJUP mais os da Federon e passar para eles, o que o governo do estado pretende fazer em prol da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que acontece no Arraial Flor do Maracujá.

 

**********

 

Ora meus amigos, se exitem entidades que representam os grupos, como é o caso da ANAJUP que responde pelos Grupos de Quadrilhas e a Guarnecer que fala pelos Bois Bumbás e a Federon que tem as duas Associações como filiadas. Batava convocar as diretorias dessas entidades e passar o que o governo pretende com o Flor do Maracujá 2019.

 

**********

 

Estarei na reunião desta manhã, no Teatro Guaporé e espero que tudo dê certo e que os dirigentes dos saibam que o que a Sejucel está fazendo é apenas realizar uma grande festa. Tanto que o superintendente está garantindo que o Flor a partir deste ano volta a ser realizado ou pelo menos iniciado, no mês de junho. Que dizer volta a ser de verdade uma festa junina.

 

************

 

Se você não sabe a deputada federal Mariana Carvalho garantiu que vai marcar presença na reunião do teatro Guaporé. Ela que está colocando emenda par o Flor do próximo ano.

 

***********

 

Outra autoridade que vai marcar presença é o deputado estadual Sargente Eyder Brasil o dançarino de tudo quanto é ritmo.

 

***********

 

Enquanto o Flor do Maracujá não chega, o espetáculo “Confidências de um Espermatozoide Careca” volta aos palcos de Porto Velho nos dias 3 e 4 deste mês, ou seja, amanhã e depois no Teatro Guaporé.

 

**********

 

O Projeto Cumbuca Cultural apresenta novamente “Confidências de um Espermatozoide Careca”, que já foi considerado o melhor espetáculo de teatro pela crítica e pelo público (2000 e 2001). A duração do espetáculo é de 60 minutos e começa às 20 horas.

 

**********

 

“Confidências de um Espermatozoide Careca” é um monólogo escrito pelo jornalista carioca Carlos Eduardo Novaes e retrata com humor a vida de um espermatozoide desde a sua concepção, passando pela infância, a calvície precoce, a primeira vez, o casamento, viagens, o Golpe de 64, a separação, as frustrações da vida e suas alegrias.

 

**********

 

Após 11 anos, a produção volta aos palcos com direção e iluminação de Suely Rodrigues, sonoplastia de Alexandre Lemos, cenários de Gibasan (in memorian) e a contrarregragem de Arlete Vrena, além da atuação de Geovani Berno e Jailton Viana.

 

**********

 

Serviço: O que? Peça teatral “Confidencias de um Espermatozoide Careca”- Local: Teatro Guaporé (Anexo ao Teatro Palácio das Artes, ao lado do Tribunal de Justiça de Rondônia – Rua Presidente Dutra, 4183 – Bairro Olaria).- Data: 03 e 04 de abril; - Horário: 20 horas. Valor: R$ 40,00. Contato: (69) 99245-0173 (adquirir ingresso antecipado a R$ 20,00).

 

 

Exposição de fotografia

na Casa Ruante, em PVH
 

As exposições fotográficas e de multimídia “O Amor é Filho do Tempo” e “Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos”, ambas do Coletivo Madeirista, serão abertas nesta quinta-feira (4/4), às 19h30, na Casa Ruante, localizado na Rua José Bonifácio -1295, entre as avenidas Calama e Abunã. “É uma mostra que fala de amor e vida”, afirmou Elizabete Christofoletti, integrante do Coletivo. A classificação é acima dos 16 anos e entrada é franca.

 

Na programação de abertura terá uma cena de Hamelet Machinin, interpretada por atores do Teatro Ruante; performance teatral de “Nós Que Aqui Estamos”, com Júnior Lopes; intervenção musical de Bira Lourenço na peça Réquiem, de Brahams, e interpretação musical do samba “O Amor é Filho do Tempo”, com a banda Zazumbeats.

 

 

 

 

O trabalho fotográfico “Nós Que Aqui Estamos por Vós Esperamos” foi contemplado com o prêmio de fotografia Dana Merril/2017, promovido pela Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

 

As mostras de fotografia e multimídia ficarão abertas ao público até o dia 19 deste mês (abril), das 16 às 20 horas. “A instalação da exposição é toda sensorial para que os sentidos daqueles que a visitam sejam ativados”, observou Elizabete Christofoletti, que assina “O Amor é Filho do Tempo”.

 

 

Cronograma

 

As duas exposições são, para melhor entender, divididas em nove estações. A primeira é o rito de entrada, onde o visitante passa por seis tapetes, entre eles, o de água, de tampinhas de garrafa (que representa o contato com a dor) e o de pedra, que configura a capacidade de transformação; a segunda é a “Parangolé” (feito com fitas de cetim e guizos), a terceira é “Formas Sociais de Amar’ (As cenas são produzidas com bonecos pequenos de plásticos);

 

A quarta estação é a de “Monóculos e a Cama de Hamelet (Esta é totalmente interativa, onde a pessoa, caso queira, poderá deitar na cama e contracenar na cena de “ Amor e Desamor”, de Hamelet e Ofélia); a quinta é “O Olho da Alma” (Momento em que o visitante olha para dentro de si de maneira reflexiva); na sexta estação ocorre o “Encontro com Dionízio”, com a música “Comida e Bebida”, que representa a transformação.

 

Já na sétima estação, a pessoa confronta com a possibilidade de morte e da vida em “Nós Que Aqui Estamos por Vós Esperamos”; na oitava estada o visitante se defronta com imagens de pessoas que já se foram e de frases de outras que estão próximas da morte. “A ideia é que pensemos no tempo e na dádiva que é a vida”, declarou Elizabete. Por fim, a nona estação é formada por um longo corredor para que o visitante volte a si e reflita em relação a tudo que sentiu e viu nas duas exposições.

 

 

Serviço

 

Assunto: Exposição de Fotografia Multimídia

Data: De 4 a 19 de abril

Horário: Das 16 às 20 horas

Local: Casa Ruante

Endereço: Rua José Bonifácio, 1295 (Entre Calama e Abunã - próximo ao CNA)

Valor: Gratuito

 

 

Informações: 3224-2070

 

 

 

CULTURA

Biblioteca F. Meirelles premia

estudantes no concurso de fotografia
 

A noite da última sexta-feira (29/3) foi de premiação na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, que realizou a 2ª edição do Concurso de Fotografias, entre estudantes da educação fundamental nível II (6° ao 9° ano) e do nível médio, das redes públicas e privada da cidade. A cerimônia foi prestigiada por estudantes da Escola Estadual Barão de Solimões.

 

O concurso teve como tema ‘A arte está em toda parte’ e recebeu fotografias que ilustravam a chuva, o rio e também a Usina Hidrelétrica Jirau. Os três primeiros colocados, respectivamente, foram os alunos Alex Tomaz de Oliveira Santos, de 18 anos, Lídia Schreiner Lima, 17, e Maria Vitória de Moraes Neves, 18. Cada um deles foi premiado com um tablet e um kit de livros. Além deles, outros sete participantes receberam o kit de livros, totalizando dez premiados.

 

 

 

 

 

Foram cerca de 20 inscritos, quatro deles dos distritos de Calama e Demarcação. Todas as fotografias premidas ficarão no acervo da biblioteca. “Com o sucesso, ainda esse ano, lançaremos um novo edital para acrescentar algo a mais no concurso. Estamos trabalhando e, logo, teremos surpresas”, informou a diretora da biblioteca, Karen Rak, que já pensa em novos concursos. (Comdecom)

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS