O festival estudantil (Fera) é o mesmo em que o cantor sertanejo universitário Fernando, que faz dupla com Sorocaba, foi revelado
Em 2017 o Fera foi realizado em Porto Velho / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De terça-feira (4) a quinta-feira (6), Ji-Paraná se torna a capital das artes e vai receber 264 estudantes da rede pública estadual de ensino para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera). A programação consta dos segmentos artísticos de música (interpretação), artes visuais (fotografia, pintura, desenho, grafite e escultura), artes cênicas (dança e teatro) e audiovisual (cinema), tudo no auditório Leila Barreiros.
Em novo formato, o festival estudantil (Fera) é o mesmo em que o cantor sertanejo universitário Fernando, que faz dupla com Sorocaba, foi revelado e atualmente faz sucesso mundo afora. Na década de 90, o ji-paranaense Fernando foi estudante da escola estadual JK, em Ji-Paraná, e foi o vencedor do festival daquela época, o que abriu horizonte para a projeção da carreira artística.
A abertura oficial do Fera está programada para ocorrer pontualmente às 19h, desta terça-feira no auditório Leila Barreiros, anexo à escola estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco, em Ji-Paraná. As atividades culturais e artísticas serão apresentadas, avaliadas e premiadas, no mesmo endereço durante os dois dias seguintes.
“Será um evento difícil para os avaliadores. Os trabalhos vencedores nas etapas regionais e inscritos para essa final são incríveis”, pondera a professora Rose Kinups, uma das responsáveis local pela organização do Fera. O festival é uma iniciativa do governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e executado pela Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece).
Além das apresentações artísticas, o Fera oferece aos participantes workshop e oficinas voltadas às artes. As inscrições são gratuitas e abordam temas como psicologia (todos os segmentos), expressão corporal (segmentos de música, dança, teatro, cinema), técnica vocal (segmentos de música, teatro e cinema), e, oficina de grafite (segmento das artes visuais).
Em média, cada uma das nove coordenadorias regionais da Seduc enviou 30 alunos-artistas para se apresentarem em Ji-Paraná. Em 2017, o Fera foi realizado na capital, Porto Velho. Toda a logística como transporte, alimentação, hospedagem e premiação é de responsabilidade do governo estadual por meio da Seduc.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!