Cartunista aplica oficina no projeto ‘Lendas do Madeira’

Cartunista aplica oficina no projeto ‘Lendas do Madeira’

Cartunista aplica oficina no projeto ‘Lendas do Madeira’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O jornalista e cartunista Toni Francis será o ministrante da oficina de cartum no Projeto Lendas do Madeira. Em visita ao jornal Diário da Amazônia, na manhã de ontem, o profissional, que também é cronista, deu detalhes sobre o trabalho que será desenvolvido ainda este semestre em instituições de ensino da rede pública de ensino de Porto Velho.

O Projeto Lendas do Madeira vai levar a cinquenta (50) escolas da capital atividades de produção de textos, oficinas de crônicas, que resultará em livro com os trabalhos realizados pelos estudantes.

Ao comentar sobre o projeto que objetiva fomentar a prática textual em sala de aula, o cartunista Toni Francis salientou que o “Lendas do Madeira” é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de um público, adolescentes, que está sempre à espera de atividades mais dinâmicas. Toni, ao falar sobre a oficina de cartum, adiantou que trata-se de uma atividade que se completa com o trabalho do cronista. Ele explica que por onde aplicou a atividade, instituições de ensino, a recepção foi muito boa.

Estão abertas as inscrições para a oficina “A crônica e o cotidiano”, ministrada pelo jornalista e escritor Analton Alves em instituições de ensino da rede pública de Porto Velho. A oficina, oferece 20 vagas paras a comunidade, além da participação de estudantes de cursos de graduação da cidade. Segundo os organizadores, a oficina contará também com uma homenagem ao cronista e jornalista Rubem Braga, normalmente citado como a referência no gênero. Na oficina se discutirá o fio texto, ficção e metáfora, fantasia, fluxo temporal, realidade, direção e velocidade do texto, elementos factuais, satíricos e cotidiano, cronologia, coloquialismo, personagens, e outras características da crônica.

Analton Alves é editor de cultura do jornal Diário da Amazônia e desenvolve técnica de produção de texto híbrido, com características literárias e jornalísticas. Formado em letras, também pesquisa elementos de escrita e fala com foco na linguagem para identificação de suportes de identidade.

Principais diretrizes do projeto e objetivo para implementação nas escolas da rede pública

O projeto Lendas do Madeira, versão 2016, apresenta nesta edição as principais diretrizes e metas que nortearão as atividades dentro de sala de aula. Coordenado pelo jornalista Analton Alves, a ação está vinculada a uma proposta de mídia social do jornal Diário da Amazônia através de espaço para publicação das atividades. Abaixo, tópicos principais do planejamento:

INSTITUIÇÕES

O Projeto inscreverá cinquenta (50) instituições de ensino da rede pública de Porto Velho. Estas, vão compor o cenário que veiculará as atividades práticas de produção de textos.

CÉLULAS

Cada uma das cinquenta (50) instituições de ensino que integram o Projeto comportará uma célula, composta por dez (10) alunos, para realização das atividades em ambiente interno a esta.

PROFESSORES

A instituição de ensino inscrita no Projeto Lendas do Madeira indicará um professor para coordenar as atividades das células em ambiente interno à escola.

ALUNOS

Os alunos, formadores das células de cada instituição de ensino inscrita no Projeto, participarão de oficinas de produção de textos. Estes, também devem compor grupo que trabalhará com a mídia do projeto dentro da escola em que estuda.

LIVRO

O resultado das atividades do Projeto Lendas do Madeira, nesta edição, será materializado em um livro com os principais textos dos alunos participantes. Um total de cinquenta (50) crônicas, um de cada escola, devem compor este livro a ser editado e publicado no início do segundo semestre do ano em curso.

PARCEIROS

Os principais parceiros do Projeto Lendas do Madeira são os assinantes do jornal Diário da Amazônia. Cada assinatura adquirida através do projeto terá uma cota destinada para as ações desenvolvidas. Também os anunciantes farão parte do grupo de apoiadores desta iniciativa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS