PALCO GIRATÓRIO - Adultos vão relembrar a infância com o espetáculo Avoar

PALCO GIRATÓRIO - Adultos vão relembrar a infância com o espetáculo Avoar

PALCO GIRATÓRIO - Adultos vão relembrar a infância com o espetáculo Avoar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para resgatar as brincadeiras de roda e fazer uma comparação entre a infância dos que hoje são adultos e as crianças atuais, o Festival Palco Giratório apresenta neste sábado (22), a partir das 19h30, no Teatro Um do Sesc Esplanada, o musical infantil Avoar.
 
As crianças vivem em prédios, fixas na frente de um computador ou de jogos eletrônicos, tristes por não brincarem nas ruas, nas calçadas, à luz do luar, como brincavam seus pais e avós antigamente. De repente todas decidem descer de seus prédios e brincar e brincar, cantar e cantar. Assim partindo de uma brincadeira de “boca de forno”, as crianças fazem jogos, brincadeiras e com muitas músicas, tentam, encontrar uma palmeira, uma lua e uma canção, elementos essenciais para o desenvolvimento do musical.
 
Suely Rodrigues, diretora do espetáculo, conta que esta é uma peça que sempre será atual. “Avoar é um resgate às antigas cantigas de roda, a canções antigas, que os vovôs cantavam para os seus filhos e foram passando de geração para geração”, afirma.
 
Ela diz ainda que a apresentação busca trabalhar a saída das pessoas de seus prédios e casas, que vivem isoladas em seu mundo, sem a troca de experiências diretamente com o ser humano. “Os pais ficam até mais encantados que as crianças por estarem relembrando a infância e suas brincadeiras”, destaca a diretora.
 
Ficha técnica
 
A montagem do musical Avoar pelo Grupo Raízes do Porto recebeu o prêmio nacional de auxílio-montagem Myrian Muniz 2006, com patrocínio da Petrobras, através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), estreando no mesmo ano.
 
O texto é de Vladimir Capella e direção de Suely Rodrigues. Além de diversas temporadas em Porto Velho, Avoar já se apresentou no Teatro Amazonas, durante uma das edições do Festival de Teatro da Amazônia em 2008 e ainda no Festival de Teatro do Acre.
 
Montagem
 
Durante os seus 20 anos o grupo Raízes do Porto sempre buscou diversificar suas montagens. Em seu repertório há espetáculos para o público adulto como o monólogo "Frei Molambo", "Confidências de Um Espermatozóide Careca", "maria.com", entre outros, e se destaca pela qualidade técnica também em suas montagens para a infância e juventude como o musical "Minhoca na Cabeça", "Os Saltimbancos" e "A Formiga Fofoqueira".
 
Programação
 
Desde o dia 1 de setembro o Festival Palco Giratório proporciona à população porto-velhense o acesso a espetáculos de circulação nacional e montagens locais, subsidiados pelo Sesc, de forma inteiramente grátis. A programação segue até o próximo dia 29 com apresentações de dança e montagens teatrais dos mais variados gêneros.
 
21/09
Espetáculo: Pólvora e Poesia
Gênero: Drama;
Classificação: 18 anos;
Local: Local: Teatro Um do Sesc Esplanada;
Horário: 20h30.
 
22/09
Espetáculo: Avoar
Gênero: Teatro infantil;
Classificação: Livre;
Local: Local: Teatro Um do Sesc Esplanada;
Horário: 19h30.
 
22/09
Espetáculo: A Cruz e a moça
Gênero: Dança/teatro;
Classificação: Livre;
Local: Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré;
Horário: 20h.
 
23/09
Espetáculo: A Cruz e a moça
Gênero: Dança/teatro;
Classificação: Livre;
Local: Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré;
Horário: 20h;
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS