Foram 32 dias de espetáculos. Teatro de rua, dança, circo, musical, dramas, comédias, espetáculos infantis e a tentativa de abranger as mais variadas linguagens das artes cênicas brasileiras. Esta terceira edição do Festival contou com importantes inovaçõ
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Festival Palco Giratório chega ao fim hoje com programação intensa e variada em seu último dia.
Foram 32 dias de espetáculos. Teatro de rua, dança, circo, musical, dramas, comédias, espetáculos infantis e a tentativa de abranger as mais variadas linguagens das artes cênicas brasileiras. Esta terceira edição do Festival contou com importantes inovações em sua programação, exemplo disso foi a Circulação Estadual com os espetáculos “Eu vocês e Eles” do Grupo Raizes do Porto, de Porto Velho, e “O Mundo Tá Virado” do Grupo Imbuaça, de Sergipe. Nessa circulação foram alcançadas 5 cidades, dentre elas Nova Mamoré e Vilhena.
Outro ponto alto na programação foram as Mesas Giratórias, onde alguns convidados e o público discutiram temas de extrema importância para os artistas, produtores culturais e sociedade em geral, como “A Utilização do Espaços Cênicos em Porto Velho”. Devido ao fato das Mesas estarem sendo transmitidas ao vivo pela internet, a interação nas mídias sociais foi uma das maiores dentre toda a programação do Festival, pois o público teve oportunidade de tirar suas dúvidas direto com os convidados, entre eles várias autoridades, como o Secretário de Cultura do Estado.
Nesse sentido de discutir e trazer à tona assuntos relacionados às artes cênicas, o Festival realizou o “Projeto Subsolo: Uma Arqueologia do Teatro Portovelhense”: encontros que resgataram a história de vários grupos da Capital. O Subsolo foi registrado em vídeo e também transmitido on line para que todos tivesse acesso a essa parte tão importante parte da cultura local.
Encerrando a programação do Subsolo, acontece neste Sábado o último encontro do projeto, que contará com a participação de diversos grupos, falando sobre suas trajetórias, suas produções e seus projetos futuros, em um bate-papo com jornalistas e público, a partir das 14h no Audicine do Sesc Esplanada. Na noite de Sábado, o acontece penúltimo espetáculo do Festival: “Concerto de Ispinho e Fulô”, um musical que traz o diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e o rural, às 20h30 no Teatro Um do Sesc Esplanada.
A programação do último dia de Festival reflete toda sua diversidade: são 12 horas ininterruptas de apresentações culturais, como música, teatro, dança, circo, cinema e exposições artísticas, entre outras ações. Uma “Overdoze” de cultura que acontecerá em dois espaços: no SESC Esplanada, a partir das 11h até as 16h, e depois na Praça Aluízio Ferreira, das 16h às 23h.
A edição de 2011 do Festival levou espetáculos a espaços não convencionais, como a Penitenciária Estadual Feminina e também a Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e agora é a vez da Praça Aloízio Ferreira receber uma parte do “Overdoze”. Na Praça, as atrações poderão ser vistas a partir das 16h e vai até ás 23h. A ideia é que as pessoas circulem entre os ambientes de apresentações livremente, tornando tudo um espaço para descobertas e reconhecimentos com as manifestações culturais.
Um destaque no Overdose é o espetáculo “Cante Lá que Eu Canto Cá”, da Cia do Tijolo, de São Paulo, substituindo “Uma Toada para João e Maria” da mesma cia de teatro. O musical aborda a vida e a obra do Poeta Patativa do Assaré. Usando os poemas do próprio Patativa, o espetáculo mostra o seu lirismo incomum, a sua capacidade de expressão no campo musical e, sobretudo, a perspicácia de quem vive as peculiares circunstâncias do seu sertão, interpretando como poucos os sentimentos de sua gente.
Os ingressos para todos os espetáculos que aconteceram no SESC Esplanada foram 2kg de alimentos não perecíveis. Nesta edição o Palco Giratório arrecadou várias toneladas de alimentos, que serão doadas a diversas instituições através do programa Mesa Brasil SESC.
Serviço
Palco Giratório 2011
Cante lá que Eu Canto Cá
Cia do Tijolo
Data: 02/10
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do SESC
Overdoze
Atrações variadas
Local: Sesc Esplanada das 11h ás 16h
Local: Praça Aluísio Ferreira das 16h ás 23h
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!