Artistas de Rondônia na Mostra Coletiva "Amazônia, A Arte"

Artistas de Rondônia na Mostra Coletiva "Amazônia, A Arte"

Artistas de Rondônia na Mostra Coletiva

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em meio ao efeito estufa, aquecimento global, extinção de animais e degelamento das calotas polares, o meio ambiente tem sido na maioria das vezes tema relevante em seminários e exposições culturais. Com o intuito de chamar a atenção da população para com a magnitude da Amazônia e sua complexidade visual, a Vale está realizando o evento "Amazônia, a arte" que reunirá obras de 32 artistas contemporâneos.
 
O autor do projeto cultural, Paulo Herkenhoff, comenta sobre a temática escolhida e da cultura da região. "A Amazônia tem uma produção particular no contexto da arte brasileira e da cultura visual em geral" - afirma Henkenhoff. - "Sua singularidade se marca no modo como muitos artistas amazônicos trabalham sobre o gosto vernacular, materiais locais e sobre valores plásticos que são definidos como próprios. A questão da autoexpressão afeta grupos indígenas, sendo que alguns buscam construir um discurso através de videoarte, por exemplo. Existe uma longa tradição de modernidade e interesse em avanços tecnológicos. A produção de arte na região amazônica permanece como uma incógnita, apesar do razoável reconhecimento recebido por uma meia dúzia de artistas paraenses nas últimas duas décadas" - conclui o autor do projeto.
 
A mostra conta com a exibição de vídeos, pinturas, fotografias, objetos e instalações com a temática ambiental apresentada. Tudo isso desta quarta-feira (09) até o dia 05 de setembro. Além da participação dos convidados Claudia Andujar, Cildo Meireles e Katie van Scherpenber e da exibição das obras dos artistas dos estados do Acre, Amapá, Roraima, Pará, Rondônia e Maranhão.
 
"Amazônia, a arte" não é caracterizada por uma abordagem totalizadora da produção artística do local posto em questão e, sim, o conceito sóciopolítico expressado pela arte dos artistas que farão parte do evento, pois segundo o autor Herkenhoff da amostra, "o que seria sempre uma promessa de um resultado falacioso", destacou.
 
A exposição visa a expansão do conhecimento da população sobre a diversidade cultural do país. Para o co-projetista Orlando Maneschy "o Brasil continua não conhecendo o Brasil, e muito menos a Amazônia, que ainda é vista como um celeiro de exotismos e ponto focal dos mais variados interesses. Esta imagem corriqueira de Amazônia, que circula na mídia, não permite ver a complexa riqueza de relações em que a estética se estabelece na vida desdobrando-se na produção artística. Esta exposição é uma oportunidade que o país tem de ver um pouco além, e conhecer artistas instigantes", ele diz.
 
O diferencial da mostra são a decoração e a iluminação diferenciada que proporcionam ao visitante a sensação de estar dentro de uma selva. A impressão artística apresentada também é transmitida pelo trabalho "Arborescência" do fotógrafo Patrick Pardini, que proporciona ao espectador momentos de reflexão sobre a flora amazônica.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS