ÊXODO - O Homem de Nazaré arrecada alimento

ÊXODO - O Homem de Nazaré arrecada alimento

ÊXODO - O Homem de Nazaré arrecada alimento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O grupo teatral Êxodo comemora mais uma vitória com a encenação da peça “O Homem de Nazaré” versão 2009.

Apesar de enfrentar a concorrência da Expovel e de vários outros eventos como arraiais juninos, durante os três dias da apresentação do espetáculo, que conta a vida de Jesus Cristo desde o batismo até a ressurreição, o público compareceu em grande número à cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, proporcionando uma arrecadação segundo informações dos coordenadores do evento, de mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis. “Mostramos que a fé do nosso povo supera qualquer concorrência”, disse o presidente Monteiro.

Apesar da não pode contar com as atrações anunciadas que viriam de outros estados da região Norte como do Amazonas cuja prefeitura de Manaus ficou de patrocinar o cachê inclusive do ator André Uchoa que em determinado momento da encenação assumiria o papel de Jesus Cristo. “os atores de Manaus apesar de estarem com as passagens e a estadia grantidas pelo grupo Êxodo, não vieram porque não receberam da prefeitura de Manaus o cachê prometido”, informa Monteiro. Outro empecilho para uma maior freqüência do público, segundo José Monteiro, foi a falta de ônibus, apesar do esforço da Semtran em destinar quatro linhas para atender o público. “Acontece que os ônibus só faziam uma viagem, saindo antes das 19h dos terminais determinados pela Semtran, quando o correto e o acertado seriam duas viagens saindo de cada terminal”, lamenta Monteiro.

Fora esses empecilhos, o grupo Êxodo está contabilizando o sucesso alcançado com a encenação da peça “O Homem de Nazaré”.

 

Destaques na encenação

 

Pela primeira vez o ator Omedino Pantoja que há 33 anos faz o papel de Jesus Cristo, atuou também como diretor do espetáculo e logo de cara providenciou algumas mudanças em sua encenação. Uma das mudanças implantadas pelo Omedino e que foi bastante aplaudida e elogiada por quem foi à Jerusalém da Amazônia, foi a cena na qual Jesus sai andando por cima das águas. “Esse truque há muito tempo venho tentando colocar em prática, mas, sempre fui voto vencido pelos diretores. Quando anunciaram que eu seria o diretor da peça este ano tratei logo de colocar m prática minha idéia e o resultado foi o melhor ´possível. No final as pessoas vinham nos parabenizar querendo saber como fizemos para flutuar sobre o “Rio Jordão” da Jerusalém”, conta Omedino.

Outro momento que chamou e marcou a direção do Omedino, foi quando Jesus e os apóstolos em determinado, momento da troca de uma cenário para outro, em vez de saírem por detrás dos cenários desciam e seguiam pelo meio do povo, o que causava grande emoção nos expectadores. “Muitos corriam para pegar em nossas vestes, para tocar nos apóstolos e principalmente em ‘Jesus’. Foi emocionante essa sacada nossa”.

Os impactos causados pela direção do Omedino continuaram na Cena da Tentação, quando Santanás e sua parceira chegam para tentar Jesus Cristo a Cavalo. “Isso nunca foi visto nem no cinema”, se vangloria o diretor.

 

Cenários

 

O artista plástico Luciano Pinheiro foi o responsável pela decoração de 15 dos 16 cenários que compõem a peça. “Esse trabalho foi muito gratificante. Há muito tentava junto à direção do grupo Êxodo, criar os ambientes dos cenários da Jerusalém. Agora tive a oportunidade de mostrar meu trabalho e estou muito feliz”, disse o artista. Ariel Argobe também artista plástico, foi o responsável pela criação do cenário do Templo, e montou uma espécie de “favela” cujos moradores faziam parte da feirinha que foi destruída por Jesus em sua visita ao Templo. “Respeitem a casa do meu Pai, dizia Jesus enquanto derrubava as barracas montadas na escaria do Templo”.

 

Novo Jesus

 

Tudo estava programado para Omendino Pantoja se despedir do papel de Jesus Cristo  durante a encenação do dia 12, quando a peça foi transmitida ao vivo pelo Amazon Sat. Porém, em virtude dos problemas explicados acima, o ator André Uchoa pode vir e o Omediono teve que ficar como Jesus Cristo. “Meu filho alexandre que fez o papel de Judas disse que vai fazer um regime para assumir o papel de Jesus Cristo no próximo ano. Espero que realmente isso aconteça”, confessa.

 

Agradecimentos

 

O prsisudente José Monteiro aroveira a oportunidade para agradecer o governo estadual e a prefeitura de Porto Velho pelo apoio assim como as várias empresas que colaboraram para o sucesso da peça este ano. “Agora vamos providenciar a prestação de conta e esperar as eleições para a diretoria executiva do Êxodo nos próximo dois meses. Hoje o grupo está estrutura inclusive com dinheiro em caixa”, finaliza José Monteiro.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS