A Associação Cultural Cuniã, festeja nessa sexta-feira, 27, o dia internacional do teatro, realizando a 13ª Festa do Vinho, a partir das 21 horas.
De acordo com o presidente da entidade, Cláudio Vrena a festa é um evento regado a muita “comida pesada” (os pratos em sua maioria são feitos com carne de porco) e muita bebida, em especial o vinho. “É uma leve lembranças das festas ao Deus Dionísio o deus do Vinho, que são conhecidas como ‘dionisíacas’”, informa Vrena. Na realidade, prossegue o artista bonequeiro, “é uma espécie de confraternização entre os artistas de teatro”. Durante a festa que tem hora para começar e hora para terminar. “Vai das 21 a meia noite de hoje 27”. Os artistas presentes devem apresentar algum esquete, porém, garante Vrena, nenhuma programação teatral está prevista. “Nós vamos festejar o dia do teatro com a festa do vinho. Programação cultural quem deve realizar são os órgãos governamentais seja municipal ou estadual”.
Cláudio Vrena informa, que esta será a última festa do vinho promovida pela Associação Cultural Cuniã. “Acontece que assumimos junto ao Deus Dionísio a organização e realização da festa durante 13 anos, essa obrigação termina justamente na noite de hoje”, inclusive, complementa, na noite de hoje vamos realizar o ritual da “Consagração do Vinho”, que nada mais é, do que submeter os participantes literalmente, a um banho de vinho.
“Quero lembrar, que não é nada voltado para cultos religiosos, é apenas uma brincadeira”, conclui.
A Associação Cultura Cuniã fica no bairro Boa Esperança em Porto Velho. A festa é apenas para artistas de teatro, imprensa e convidados especiais.