DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa quarta (10) o clássico noir “Pacto de sangue” e o romântico “A Princesa e o plebeu” – Confira críticas

DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa quarta (10) o clássico noir “Pacto de sangue” e o romântico “A Princesa e o plebeu” – Confira críticas

DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nessa quarta (10) o clássico noir “Pacto de sangue” e o romântico “A Princesa e o plebeu” – Confira críticas

Foto: Divulgação

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O canal TCM (Canal 56/Sky - Via a Cabo/Canal 46) prossegue com sua programação especial intitulada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. São exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -. Nessa quarta-feira (10) as atrações são um clássico policial “noir”, “Pacto de sangue”, e o romântico “A Princesa e o plebeu”.
 
Confira matéria anterior clicando AQUI.
 
Após ler as duas críticas de hoje, confira a lista dos filmes que serão exibidos dentro da programação
 
PACTO DE SANGUE – Por Humberto Oliveira 
 
Quando o cineasta espanhol Fernando Trueba ganhou o Oscar de filme estrangeiro em 1994 pelo longa metragem Sedução (Belle Époque) disse que não agradeceria o prêmio a Deus, por não acreditar Nele, mas agradeceria ao cineasta Billy Wilder, pois para ele, Wilder era Deus. Na manhã seguinte o telefone toca na casa de Trueba que ao atender ouve uma voz do outro lado da linha – “Aqui quem está falando é Deus”. Era Billy Wilder.
 
Esta história resume bem o tipo de humor corrosivo e demolidor destilado pelo genial diretor austríaco Billy Wilder em todos os filmes que dirigiu como Cinco covas no Egito (1943), Farrapo humano (1954), Oscar de melhor filme, direção e roteiro, Crepúsculo dos deuses (1950), Oscar de melhor roteiro, A montanha dos sete abutres (1951), Quanto mais quente melhor (1959), Se meu apartamento falasse (1961) que lhe rendeu o Oscar de melhor filme e melhor direção, A primeira página (1974) entre tantos outros.
 
Nesta lista podemos incluir como um dos melhores trabalhos de Wilder, o clássico noir Pacto de sangue (Double Indemnity, EUA, 1944) cartaz desta quarta-feira (12) da sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. Pacto de Sangue é o terceiro longa metragem do diretor que conseguiu reunir um elenco de primeira com destaque para Fred MacMurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson.
 
Numa visita de trabalho, o vendedor de seguros Walter Neff (Fred MacMurray) conhece a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson (Barbara Stanwyck). Eles logo se apaixonam e Phyllis o convence a elaborar um plano para assassinar seu marido, depois desse fazer um seguro de acidente pessoal. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro. Mas nem tudo dá certo.
O romance original escrito por James M. Cain baseia-se na história real de Ruth Snyder, executada na cadeira elétrica em 12 de abril de 1928, após assassinar o marido com a ajuda do amante.
 
Obra máxima do filme noir, indicado a sete Oscar, incluindo melhor filme, atriz, diretor, filme, fotografia em preto-e-branco, trilha sonora, som e roteiro Pacto de Sangue tem inúmeras qualidades, como o excelente roteiro do escritor Raymond Chandler (À Beira do Abismo) baseado no livro de James Cain (O destino bate a sua porta), a femme fatale Barbara Stanwyck, que quase não aceita o papel por se tratar de uma assassina, mas Wilder argumentou perguntando se ela era uma atriz ou uma rata, a presença de Edward G. Robinson e Fred MacMurray e, claro, a direção magistral de Billy Wilder, os figurinos da lendária Edith Head.
 
Na mesma época do lançamento de Pacto de sangue, David O. Selznick também estava fazendo campanha de sua nova produção “Quando voltastes” usando os seguintes dizeres: “As duas palavras mais faladas desde E o vento levou são Quando voltastes”. Billy Wilder achou aquilo muito pomposo e para contrariar escreveu assim para a publicidade de seu filme – “Pacto de sangue são as duas palavras mais faladas desde O Lírio Partido”, filme mudo dirigido por D.W. Griffith. Isso deixou Selznick furioso com Billy, e pediu que seus advogados fizessem tudo para impedi-lo, mas Alfred Hitchcock, sabendo da rusga entre o produtor de E o vento levou e Wilder, mandou publicar um anúncio dizendo que “Desde Pacto de sangue as duas palavras mais faladas era Billy Wilder”. Para o diretor de Pacto de Sangue não poderia haver melhor cumprimento. No meu entendimento, Pacto de sangue responde duas questões: O que um filme precisa para se tornar uma obra prima e o que é filme noir. Billy Wilder conseguiu fazer os dois.
 
Billy Wilder se aposentou em 1981. Morreu de pneumonia em 2002, aos 95 anos de idade, após enfrentar problemas de saúde, incluindo câncer, e foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood, Los Angeles.
 
 
A PRINCESA E O PLEBEU – Por Marcos Souza
 
Adorável romance que serve como guia turístico de Roma, ao contar a história de uma princesa entediada que resolve dar uma volta pela capital italiana e acaba conhecendo um repórter que pretende tirar proveito da situação ao reconhecê-la. “A Princesa e o plebeu” (
Roman Holiday/1953) é um dos mais bonitos e românticos filmes já realizado.
 
Filme feito para a estrela da atriz Audrey Hepburn, no auge da beleza, que está tão a vontade no papel que foi impossível a Academia não lhe dar o Oscar de melhor atriz. Curiosamente, o ator Gregory Peck (que faz o seu par no filme, como o repórter), ficou tão encantado com a interpretação de Audrey que logo após as filmagens disse aos produtores que era possível que a atriz fosse indicada ao Oscar, por isso mesmo o nome dela ficaria melhor se surgisse logo após o título do filme.
 
Ao dar vida à princesa Ann, Audrey apresenta uma visão singela e pueril de uma moça que quer apenas ser normal, sem a responsabilidade de cumprir uma agenda cheia, compromissos regrados a etiquetas exigentes. Quando ela foge do palácio para tentar viver por alguns instantes uma liberdade que lhe é privada, a princesa acaba encontrando um repórter interesseiro, Joe Bradley (Peck), que vê a oportunidade de ganhar fama e dinheiro por ciceronear alguém da realeza, sem que ela desconfie. Mas o grande lance é a personalidade encantadora de Ann (tão bem conduzida por Audrey), que seja nas suas expressões, no seu modo de encarar as novidades que vão surgindo durante as voltas que dá em Roma, que acabam fazendo com Joe acabe se apaixonando por ela e revendo a sua grande oportunidade de dar um furo jornalístico.
 
Inicialmente “A Princesa e o plebeu” seria filmado por Frank Capra, que queria como par os atores Cary Grant e Elizabeth Taylor. Porém o grande diretor William Wyler (do épico super premiado “Ben Hur”) acabou ficando com o projeto, mas ele queria a atriz Jean Simmons fizesse a princesa Ann, mas ela não pôde aceitar, o que acabou fazendo com que o cineasta adiasse por algum tempo a produção do filme.
 
Notável sucesso de bilheteria na sua época, o filme acabou ganhando 3 Oscars, nas categorias de melhor Atriz (Audrey Hepburn), melhor Figurino - Preto e Branco - e melhor História Original, sendo que foi indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Eddie Albert), Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Fotografia - Preto e Branco.
 
Por incrível que pareça os produtores, na década de 70, ainda chegaram a cogitar uma seqüência para o clássico, reunindo novamente a dupla Audrey Hepburn e Gregory Peck. Na história proposta, Ann já seria uma rainha e Joe um escritor de renome, onde agora seria os seus filhos que passariam por uma situação quase idêntica vivida pelos pais. Com uma premissa ridícula dessa, claro que o filme nunca foi rodado. Fique com o original.
 
Marcos Souza é editor-chefe do Rondoniaovivo e mantém os blogs Nada a Declarar e Transcosmopolitanationmix.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h

 2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25 

3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h

4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10

5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h

6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10

7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h

8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15

9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h

10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30

11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h

12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30

13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h

14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45

15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h

16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30

17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h

18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25

19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h

20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55

21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h

22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55

23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h

24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h

25. "O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h

26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50

27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h

28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40

29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h

30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10

31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h

32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50

33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h

34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55 

35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h

36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45 

37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h

38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h

39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h

40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15

41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h

42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40

43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h

44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45

45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h

46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45

47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h

48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15

49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h

50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10

 
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