Restaurantes de Vilhena, no sul de Rondônia, participam a partir desta segunda-feira (13) de curso-consultoria sobre gastronomia. A ação faz parte da programação de capacitação de restaurantes prevista no Projeto Turístico Caminho das Águas, em execução nos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal e vai até o dia 24 de agosto.
Aplicado pela consultora em gastronomia e chefe de cozinha Cléo Resseti Santos, de Curitiba (PR), o curso acontecerá empresa a empresa, individualmente, informa o coordenador do Caminho das Águas, Luciano Moura de Oliveira, do Sebrae.
“O curso, de especialização em culinária, tem o objetivo de desenvolver o potencial dos profissionais e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos nos restaurantes de Vilhena aos turistas locais e de outras regiões do país”, reforça o técnico.
Durante o curso, sempre das 8h às 18h, as empresas assimilarão conhecimentos e informações detalhadas sobre planejamento e elaboração de cardápio, desenvolvimento de molhos, treinamento em pratos frios; treinamento para cozinheiros, elaboração de fichas técnicas de pratos, cozinhas nacional e internacional; aproveitamento de alimentos, higiene e saúde para os funcionários, além de manipulação e organização correta de alimentos secos e molhados.
O curso também oferecerá noções básicas sobre cozinha internacional, a exemplo de pratos árabes, italianos, franceses e alemães. Resseti Santos tem especialização em gastronomia na Itália e na Suíça.
Luciano Moura ressalta a importância da capacitação dos profissionais que atuam no setor gastronômico “pelo fato de a gastronomia ser um dos principais fatores na oferta turística de um roteiro, que bem consolidado e os atores do setor oferecendo um serviço de qualidade, com certeza teremos o Caminho das Águas como destino de muitos turistas”.
Gestão financeira
Uma outra ação também prevista no Projeto Caminho as Águas, hotéis e restaurantes terão curso e consultoria sobre festão financeira, do qual deverão participar proprietários, gerentes, chefes intermediários e supervisores, que terão 16 horas de capacitação com o instrutor Geraldo Zanin.