O CineAmazônia traz a Porto Velho o produtor e diretor de Cinema Lázaro Faria. A presença de Lázaro é justificada pela estréia do filme “Cidade das Mulheres”, que vem abrir o mais novo projeto do CineAmazônia, que é o Cinema nos Terreiros. As apresentações acontecem hoje(16) no Terreiro Casa do Pai Marconi de Oxossi Ode Fumilayô, localizado no final da Avenida Campos Sales, no bairro Conceição e amanhã (17) no Terreiro Pai Francisco de Oxossi Ilé Axé Ode Nirê. Em ambos os dias as sessões têm início às 20h30min..
*Lázaro Faria começou a carreira em Belo Horizonte em 1974 trabalhando como produtor de rádio, cinema e TV. Mudou-se para a Bahia em 1976. Trabalhou na Sani Filmes como assistente de câmera, realizando diversos documentários em todo o Brasil. Em 1990, fundou a produtora X Filmes. Em 1994, dirigiu a fotografia aérea do filme Baile Perfumado. Como diretor, escreveu, fotografou e dirigiu os curtas Amazônias, Ya Omi Karodo e O Corneteiro Lopes. Cidade das Mulheres é seu primeiro longa.
*Cidade das Mulheres é baseado na pesquisa realizada pela antropóloga norte americana Ruth Landes que em 1939 esteve na Bahia pesquisando a raça negra e se surpreendeu com a força e a soberania que as mulheres do candomblé exerciam, formando uma organização matriarcal. Seu pensamento é um dos fios condutores deste documentário, ilustrado por imagens das festas populares e dos cultos africanos, das famosas mães de santo e da beleza exuberante da cidade de Salvador. A produção apresenta Mãe Estela, Yalorixá do terreiro Axé Opó Afonjá - um dos mais antigos e conceituados da Bahia, que conta a história do candomblé e de sua própria vida. Ela discute o matriarcado, a energia das mulheres e o sincretismo no Brasil. Por fim, fala do futuro e da esperança que tem na continuidade e na força do candomblé.
*O CineAmazônia este ano acontece em seis espaços sendo: SESC Centro, SENAC, Cinema nos Bairros, Cinema no Circo, Cinema nos Terreiros e no Cine Veneza onde ocorre a Mostra Competitiva.