A Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental será realizada de 16 a 19 de novembro.
* Em todas as suas edições, o CINEAMAZÔNIA – Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, presta homenagens a profissionais e personagens da cultura brasileira, principalmente àquelas que contribuíram para a evolução do cinema brasileiro ou defendem as causas ambientais.
* Nesta terceira edição do CINEAMAZÔNIA, ao lado de consagrados diretores brasileiros, o evento estará recebendo o ator e diretor Marcos Palmeira.
* Marcos Palmeira estará presente na 3ª edição do CINEAMAZÔNIA – Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que se realiza de 16 a 19 de novembro em Porto Velho, e receberá as homenagens que todos os anos marcam o evento.
* Ganhador de importantes prêmios do cinema nacional, como dois Kikitos de Ouro do Festival de Gramado, um como melhor ator no filme Barrela – Escola de Crimes em 1990, e outro como melhor ator coadjuvante por Dedé Mamata, em 1988.
* Marcos Palmeira destaca-se ainda com o Troféu Candango de Melhor Ator no Festival de Brasília em 1997, por Anahy de las Missiones, além do Prêmio Lei Sarney de ator revelação pelo filme Dedé Mamata e o ET de Prata de melhor ator por sua participação em Dom, no 3° Festival de Cinema de Varginha em 2004.
* O ator Marcos Palmeira foi o responsável pela organização da expedição à tribo Xavante São Pedro, em Mato Grosso, em 1980, onde recebe o nome de Tsiwari (Filho Valente), o que renderia, 25 anos depois, o documentário “Expedição A’Uwe – A Volta de Tsiwari”, lançando durante o Fórum Social Mundial de 2005, onde faz um alerta sobre a precária situação em que vivem os índios brasileiros de todas as tribos.
* O filme “Expedição A’Uwe – A Volta de Tsiwari”, foi resultado da volta de Marcos Palmeira à aldeia durante quinze dias em julho de 2004, será especialmente exibido durante o CINEAMAZÔNIA – Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.