*Mais uma vez o cinema de Rondônia é representado num evento de abrangência nacional - a 5ª Goiânia Mostra Curtas - que iniciou nesta terça-feira, dia 11, e vai até o 16 de outubro, em Goiás. O filme "Aerial Flamenco", do Diretor rondoniano Joesér Alvarez, representa o Estado na mostra.
*A mostra principal, Curta Brasil, é formada por filmes que representam o melhor do cinema nacional em produções de curta duração, como o experimental Da Janela do Meu Quarto, do mineiro Cao Guimarães, e Visita Íntima, de Joana Nin, do Paraná, já premiados em alguns festivais. A Curta Mostra Brasil inclui também filmes goianos, como o inédito Restos de Sabão, ficção de Rochane Torres.
*A produção local ganha um espaço exclusivo na Curta Mostra Goiás, que tem entre os selecionados o documentário Icologia, de Ângelo Lima, premiado no último Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. Com o objetivo de contemplar as produções realizadas fora dos grandes eixos urbanos, a organização do evento criou a Curta Mostra Municípios. Complementam a programação a Mostrinha, com filmes que se encaixam no perfil do público infantil; e a homenagem ao Anima Mundi, com uma retrospectiva dos filmes exibidos no principal festival de animação do Brasil, e um dos principais do mundo.
*Outro destaque é a Curta Mostra Bairros, que será exibida em alguns bairros da periferia de Goiânia. O cinema que valoriza as manifestações populares é lembrado na categoria Curta Mostra Cultura Popular. Também foi incluída na programação uma seleção do projeto Revelando os Brasis , iniciativa do Ministério da Cultura para a produção e exibição de filmes em pequenas cidades do interior do País.
*Selecionado juntamente com outros 64 filmes que compõem a mostra competitiva Curta Brasil, o vídeo "Aerial Flamenco", um documentário experimental, mostra, conforme o ditado, que, com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão, muita coisa é possível, inclusive temperar um cenário amazônico com genuína música flamenca, numa metáfora que mistura a vida e a morte numa dança aérea com "bailaores" de papel.
*Vale salientar o apoio cultural recebido da Senadora Fátima Cleide e também da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), através do Secretário Luiz Carlos Venceslau, para essa, que é mais uma realização do heróico cinema independente ainda praticado em terras de Rondônia.
*
Visite o site do Festival:
www.goianiamostracurtas.com.br