A Superintendência Estadual de Turismo divulgou o estágio do trabalho de revitalização da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré. O principal obstáculo para a locomoção do trem era a destruição do bueiro do Igarapé Bate Estaca desde 1999, mas o bueiro foi ref
*A Superintendência Estadual de Turismo divulgou o estágio do trabalho de revitalização da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré. A recuperação da via férrea integra a lista de prioridades do Governo do Estado para fomentar o turismo, conforme Alexandre Pereira, superintendente da Setur, órgão que está investindo na restauração da Madeira – Mamoré. “Com o término das obras previsto para setembro, a locomotiva da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré, um dos pontos turísticos mais importantes de Rondônia, voltará a funcionar”, adiantou Alexandre que está acompanhando pessoalmente o andamento dos trabalhos de recuperação executado pela construtora Trol Engenharia.
* O principal obstáculo para a locomoção do trem era a destruição do bueiro do Igarapé Bate Estaca desde 1999, mas o bueiro foi refeito e a estrada já oferece condições de tráfego. Na semana passada, os trabalhadores concluíram a recuperação do trecho localizado no Bate Estaca. Nessa primeira etapa, será recuperado o trecho de Porto Velho a Santo Antônio que compreende sete quilômetros de extensão. Depois, a recuperação continua com o trecho que liga Guajará – Mirim ao distrito de Iata, sendo 25 quilômetros e 250 metros de distância.
*De acordo com o superintendente da Setur, as obras de reposição dos dormentes deteriorados pela ação do tempo, a limpeza do leito e margens da via férrea, além da recomposição original da sua sinalização recomeçaram no início do mês passado. “As obras estavam paralisadas devido ao período chuvoso, tendo em vista que a chuva dificultaria o processo de substituição das peças em madeira”, concluiu Alexandre.