*Natural de Guajará-Mirim ? RO, José Calixto da Silva Neto, está em Porto Velho há 32 anos. Autêntico artista autodidata, Calixto estende à reciclagem com as técnicas das Artes Plásticas desenvolvidas no ofício de artesão, inspirando-se no trabalho contemporâneo voltado ao realismo, cultura e meio-ambiente amazônico.
*Suas obras são confeccionadas, em sua maioria, com madeiras, papelão recolhidos do lixo comercial, mesclando com fibras vegetais, sementes e outros produtos naturais. Uma verdadeira simbiose entre a natureza e os elementos artesanais que compõem suas obras ?Calixto?.
* Para conhecer um pouquinho mais sobre este artista, o Amazon Artes visitou o seu ateliê que está localizado no centro de Porto Velho, na esquina da Sete de Setembro com Marechal Deodoro.
*Amazon Artes ? Há quantos anos você desenvolve esta técnica de simbiose com a natureza?
*Calixto ? Há dez anos eu trabalho com artesanatos. Confecciono bijuterias utilizando, em grande parte, as sementes regionais. São colares com vários designers, alguns unidos a metais e vidros. Com base neste trabalho criei uma simbiose unindo a pintura aos recursos naturais que já os conheço muito bem. O resultado é este: são sementes, fibras, papelão e tinta que tomam formas a partir de uma idéia que nunca vem sozinha. As diversidades de recursos naturais são tantas que é impossível qualquer artista não conseguir criar.
*Amazon Artes ? Do jeito que fala parece fácil. É?
*Calixto ? Para qualquer trabalho é preciso determinação, força de vontade. Parece fácil, mas não é! Você tem que ter o trabalho de saber recolher o lixo certo. Aquele que vai ser útil na sua criação artesanal, seja o lixo comercial reciclável ou o lixo orgânico, aquele que a natureza dispersa. Recolher sementes e fibras requer tempo e uma certa técnica para não tirar da natureza aquilo que não é necessário. Meu trabalho é voltado para a preservação do meio ambiente.
*Amazon Artes ? E os gastos?
*Calixto ? Infelizmente estes são inevitáveis. Quem dera termos os apoios necessários para criarmos tudo aquilo que vem a mente. Não sei como acontece com os outros artistas, mas comigo quanto maior os meus recursos, mais eu crio. O que mais dificulta, hoje, é adquirir o capital para desenvolver o meu trabalho.
*Tem uma idéia do que a prefeitura poderia criar para incentivar este tipo de cultura no nosso município?
Calixto ? Como primeira idéia... Hum!.. Poderia criar concursos a nível municipal para a criação de artes que viesse contemplar a cidade como ponto turístico futuramente.
*Amazon Artes ? Como assim? Explique.
*Calixto ? Nossa cidade precisa de pontos realmente voltados para o turismo. Olha as caixas d água... As Três Marias... Aparecem na maioria dos cartões postais de Porto Velho e até na bandeira municipal. Se eu sou um turista que sai, à noite ou de dia para encontrá-las, no estado em que estão, no meio em que se encontram, com certeza vou ter uma péssima imagem da cidade. Não seria legal criarmos algo naquela praça que viesse chamar atenção das pessoas que passam por lá? E é claro, algo que viesse valorizar as Três Marias. Hoje, até um cimento ou iluminação básica já serviriam.
*Amazon Artes ? Como os artistas poderiam contribuir?
*Calixto ? De várias formas! Temos criatividade, sabemos criar, idéias não faltam. Um conjunto faz o todo. Na atual conjuntura econômica, política e social, até mesmo em nível de Brasil, não há aquele que consiga se desenvolver sozinho. São necessárias as parcerias, mas sem o mensalão. Risos... Um concurso serviria de estímulo para os artistas participantes, sem falar no que um evento como este pode proporcionar adiante para os realizadores. O que se pode ver ou tocar ninguém esquece. Aqueles que estão atualmente responsáveis pelo setor cultural de nossa cidade devem buscar parcerias seja no âmbito da iniciativa privada ou mesmo pública. A população deve fazer parte e contribuir com opiniões.
*Amazon Artes ? Não poderíamos deixar de falar da sua musa inspiradora. Quem é?
*Calixto ? Minha inspiração tem o nome de Izabel Coelho da Silva, minha mãe. Ela foi uma costureira das boas e naquela época ela já era apaixonada por artes plásticas. Ela trabalhava também com artesanatos. Eu era criança e assimilei muito dos seus encantos nesta área. Tudo que sei aprendi com ela e me aperfeiçoei. Também não posso deixar de falar do meu pai, José Calixto da Silva Filho. Ele foi músico e ferroviário da estrada Madeira Mamoré.
*Amazon Artes ? Picante! Pode dizer que você é fruto dessa história romântica de Porto Velho?
*Calixto ? Pode ser dizer que sim se olharmos pelo prisma do romantismo, mas a vida aqui nunca foi fácil. Hoje, pode dizer que já tivemos melhorias em muitos aspectos, mas nunca é o suficiente não é mesmo. A cidade cresce e aí as novas necessidades aparecem.
*Amazon Artes ? Por exemplo?
*Calixto ? Acredito no nosso potencial como cidadãos rondonienses. Por isso estou fazendo faculdade de turismo. Quero ser mais atuante e contribuir mais. Vejo que a pobreza da nossa região amazônica se concentra mais nas áreas ribeirinhas quando possuem, na verdade, muitas riquezas naturais que poderiam ser exploradas de forma mais concisa. Para isto pretendo desenvolver projetos de desenvolvimentos sustentáveis que envolvam essas comunidades ribeirinhas. Como já disse, nossa região é muito rica ecologicamente e há muito para se fazer.
*Amazon Artes ? Você não acha que isto é responsabilidade dos governos dessa região?
*Calixto ? Vivemos num regime político de terceiro mundo, mas se não colocarmos em prática o que aprendemos nas nossas universidades não poderemos mudar essa mentalidade nunca. Nossa geração é livre e vivemos num momento de introspecção da nossa realidade definindo tudo aquilo de ruim que não queremos, mais que a geração dos nossos pais teve que engolir. A pobreza é uma delas. Porque chorar por migalhas quando se tem tudo a mão? O governo é responsável, mas a geração que está no poder não pensa como nós. Ela é retrógoda e ainda pensa como país de terceiro mundo. Nossa geração está aprendendo para mudar isto e somos todos responsáveis enquanto cidadãos.
*Amazon Artes ? Você é um dos poucos artistas que trabalha bem essa simbiose da arte com a natureza. Teus trabalhos já participaram de exposições?
*Calixto ? Só comecei a participar de exposições pra valer a partir de 2005. Em abril, deste ano, expus no II Encontro Regional do Turismo na Faculdade São Lucas, em maio expus na I Amostra de Arte e Cultura organizada pela Biojoias da Floreta, na Cada da Cultura Ivan Marrocos e, neste mesmo mês, na I feira de Artes e Artesanatos no CETEME (Centro Tecnológico), promovida pelo SEBRAE, em junho participei da 14a. Feira do Comércio na Expovel e da Feira Regional de Arte e Artesanato durante o evento Flor do Maracujá, ambas as feiras, também, promovidas pelo SEBRAE.
*No mês de julho, Calixto estará expondo suas obras no Hotel Vila Rica com o apoio do Projeto Social Amazon Artes. Visite e confira!..