A edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe o edital do concurso público para a Polícia Técnico-Científica (Politec) para o preenchimento de vagas e a formação de cadastro de reserva, sendo 30 vagas para o cargo de perito criminal e 30 para agente de criminalística.
Segundo o documento, as provas e demais etapas ficarão sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), onde estão previstas provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.
Ainda haverá prova discursiva, teste de aptidão física, prova oral (somente para o cargo de Perito Criminal), avaliação de títulos (somente para o cargo de Perito Criminal), além de avaliação psicológica, exames médicos/toxicológico e investigação social.
As provas objetivas e discursivas serão realizadas em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
O salário inicial do perito criminal será de R$ 14.267,80, com jornada de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O concurso para seleção no cargo de perito terá 15 áreas, entre elas, medicina veterinária, física, química, engenharia civil, engenharia elétrica e outras.
Já o agente de criminalística terá um salário inicial de R$ 4.235,90, com jornada de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Ainda há a exigência de diploma de curso superior de qualquer área e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Inscrições
A abertura das inscrições está prevista para 25 de abril e vai até 16 de maio, sendo que o último dia para o pagamento da taxa é em 06 de junho.
As provas estão previstas para acontecerem em 10 de julho deste ano, com divulgação dos gabaritos em 12/07.
Veja o edital completo no arquivo abaixo: