O Ministério Público do Estado de Rondônia deu início nesta segunda-feira (18) à etapa final do 21º concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. Até a próxima sexta-feira (22), 66 candidatos deverão ser submetidos às provas orais, que estão sendo aplicadas no edifício-sede do MPRO, em Porto Velho. O concurso oferta 10 vagas, sendo uma delas para pessoa com deficiência, e prevê formação de cadastro de reserva.
A seleção para o cargo compreendeu a prova objetiva preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas escritas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; inscrição definitiva e exame psicotécnico, ambos de caráter eliminatório, tendo sido estas etapas de responsabilidade do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UNB).
O concurso já cumpriu, ainda, com as fases de investigação social, de caráter eliminatório, e provas orais, aplicadas a partir desta segunda, de caráter eliminatório e classificatório. Resta a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Todas estas etapas são de responsabilidade do MPRO.
O 21º concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Promotor de Justiça Substituto teve início em 2013. Pelo menos 1.547 pessoas se inscreveram. Os requisitos para a inscrição foram possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, e, no mínimo, três anos de atividade jurídica.