Na última quarta-feira (19), pacientes da ala maternidade do Hospital de Base Dr. Ari Pinheiro, em Porto Velho, encaminharam vídeos à redação do
Rondoniaovivo, mostrando o momento em que a Ala 26 da maternidade é inundada por água que escorre do teto do prédio. Nos vídeos, é possível ver gestantes desocupando os quartos para se protegerem do aguaceiro.
Pacientes relataram ao jornal sobre a falta de manutenção no hospital e que não é a primeira vez que esse tipo de incidente ocorre, colocando em risco as gestantes que precisam ficar internadas na maternidade.
As gestantes fazem um apelo às autoridades para que, urgentemente, seja resolvido o problema na ala da maternidade, a fim de evitar problemas ainda maiores que possam colocar em risco a vida das pacientes.
Além disso, as gestantes expressaram sua insegurança devido à precariedade das instalações e relataram a falta de educação de alguns funcionários no trato com pacientes e acompanhantes.
“Este episódio de descaso ressalta a necessidade de intervenções imediatas para garantir a nossa segurança e o bem-estar dos nossos bebês no Hospital de Base”, finalizou uma das gestantes.
O
Rondoniaovivo se coloca à disposição da Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) para que se pronuncie sobre o assunto relatado.
Na tarde desta quinta-feira(20), a Sesau emitiu a seguinte nota sobre o ocorrido:
"A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) esclarece o ocorrido na enfermaria da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro na última terça-feira, dia 18. Houve uma ruptura no cano de água da Ala, contudo, a equipe técnica efetuou a manutenção no mesmo dia, restabelecendo o pleno funcionamento do local.
A pasta salienta que nenhum paciente foi prejudicado e não houve danos materiais. Reiteramos nosso compromisso com o atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estamos à disposição para mais informações".