Volkswagen prepara SUV baseado no novo Gol para 2018

Utilitário derivado do Volkswagen Gol aparece em testes. Deve contar com motores 1.6, 1.0 turbo e 1.4 turbo.

Volkswagen prepara SUV baseado no novo Gol para 2018

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O novo Volkswagen Gol vem aí, como já adiantamos com as fotos de seu equivalente na Europa, o novo Polo. Uma boa notícia é que a linha do Gol não vai ficar apenas em hatch e no sedã Voyage, passando a incluir também um SUV compacto, baseado no conceito T-Cross Breeze do Salão de Genebra (Suíça) e que será fabricado no Brasil no final de 2018. Será o concorrente do Ford EcoSport, Honda HR-V, Hyundai ix25 e Nissan Kicks.

Esqueça o antigo projeto do Volkswagen Taigun, apresentado no Salão do Automóvel em 2012. Feito com a plataforma do Up!, ele foi cancelado. A aposta agora é usar outra base, a MQB A0, uma variação da arquitetura MQB usada no Golf. Essa plataforma, mais simples, foi desenvolvida para carros de países emergentes, como o nosso Volkswagen Gol, com entre-eixos de 2,56 metros.

Mesmo com toda a camuflagem no modelo flagrado pelo site britânico AutoExpress, é possível notar que o SUV do Volkswagen Gol irá apostar no design do T-Cross Breeze. O nome, aliás, deve ser levado para a versão de produção, seguindo a tradição da marca em batizar seus utilitários com nomes que comecem com a letra T. Fontes do site inglês dizem que o crossover terá um visual bem esportivo e que as pessoas vão ficar na dúvida se é um Volkswagen ou não.

Feito no Brasil


David Powels, chefão da marca no Brasil, já confirmou que teremos quatro modelos inéditos da fabricante até 2020, parte de um investimento de R$ 10 bilhões. O montante será utilizado para adequar as fábricas em São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP) para montar carros com a plataforma MQB A0, a base do novo Volkswagen Gol. Entre eles estará o novo utilitário.

Embora alguns jornalistas digam que o T-Cross possa ser feito na Argentina, a informação que iG Carros tem é que será fabricado no Brasil, como parte da nova linha do Volkswagen Gol. Tudo indica que os hermanos passarão a montar o SUV de sete lugares baseado na picape Amarok, que teve seu desenvolvimento confirmado recentemente pelo chefe de produtos da Volkswagen Austrália.

VEJA TAMBÉM: 
Volks interrompe produção e antecipa férias de 11 mil empregados

Ainda não falam sobre motorização. O conceito T-Cross Breeze do Salão de Genebra contava com o 1.0 turbo do Up! TSI, recalibrado para gerar 110 cv. Se a Volkswagen seguir a tendência do Golf, o SUV baseado no Volkswagen Gol terá três opções: 1.6 16V MSI de 120 cv nos modelos de entrada; 1.0 turbo de 125 cv nas intermediárias; e 1.4 turbo de 150 cv para as versões topo de linha.

Assim como o Volkswagen Gol, que será mais simples do que o Polo europeu, o T-Cross nacional deverá ter um acabamento simplificado e menos equipamentos. Enquanto o modelo da Europa pode contar com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem, o nacional deve usar um mais antigo, o Tiptronic, como aconteceu com o Golf fabricado por aqui. Ao menos deve ter versões com tração integral, algo que não é oferecido por alguns de seus futuros rivais, como Honda HR-V e Nissan Kicks.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS