TUDO PRONTO: Brasil entra no mercado global de lançamentos espaciais em Alcântara

A partir desta quarta-feira (17) o foguete pode ser lançado numa operação inédita

TUDO PRONTO: Brasil entra no mercado global de lançamentos espaciais em Alcântara

Foto: FAB

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
O Brasil se prepara para dar um passo histórico no setor espacial com a realização do primeiro lançamento comercial a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Entre os dias 17 e 22 de dezembro, será aberta a nova janela de lançamento do foguete sul-coreano, dentro da Operação Spaceward, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A missão marca oficialmente a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais.
 
O foguete, desenvolvido pela empresa Innospace, levará ao espaço cinco satélites e três experimentos científicos e tecnológicos, pertencentes a instituições e empresas do Brasil e da Índia. A diversidade da carga útil reforça o caráter internacional da operação e demonstra a capacidade do Brasil de atuar como plataforma confiável para missões comerciais.
 
A Operação Spaceward mobiliza cerca de 400 profissionais, entre técnicos, engenheiros e especialistas brasileiros e sul-coreanos, em uma complexa logística que envolve segurança, controle aéreo, infraestrutura de solo e integração dos sistemas do foguete. Todo o processo segue protocolos internacionais rigorosos, essenciais para a consolidação do país como parceiro estratégico no setor espacial.
 
Com mais de 500 lançamentos realizados ao longo de quatro décadas, o Centro de Lançamento de Alcântara se consolida como um dos ativos mais estratégicos do programa espacial brasileiro. Sua localização privilegiada, próxima à Linha do Equador, permite economia de combustível e maior eficiência nas missões, tornando o local altamente atrativo para o mercado internacional.
 
A iniciativa representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade econômica e geopolítica, posicionando o Brasil como protagonista em um setor cada vez mais disputado e estratégico para o desenvolvimento científico, industrial e de soberania nacional.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS