Outros 43% não têm reserva financeira, aponta Datafolha
Foto: Freepik
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A dificuldade em manter uma vida financeira organizada continua sendo realidade para grande parte da população. Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (4) revela que 43% dos brasileiros não possuem qualquer reserva para imprevistos, índice que expõe a vulnerabilidade econômica das famílias.
O levantamento também mostra que, embora 52% dos entrevistados digam ter uma boa noção das próprias despesas mensais, a maioria não sabe exatamente quanto gasta. A falta de controle financeiro aparece como um dos principais obstáculos para a formação de poupança e planejamento de longo prazo.
Outro dado que chama atenção é a baixa adesão ao planejamento patrimonial. Apesar de 56% já terem pensado na distribuição dos bens, apenas 7% possuem testamento. A maioria (57%) não tem nenhum tipo de orientação financeira formal, e somente 2% já contrataram um planejador, mesmo que quase metade dos entrevistados (49%) considere fazer isso futuramente.
A pesquisa foi encomendada pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) e ouviu 2.000 pessoas das classes A, B e C, com 18 anos ou mais e acesso à internet, entre 16 e 29 de julho de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Os dados reforçam um cenário em que educação financeira, organização do orçamento e reserva de emergência ainda são desafios centrais para a população — mesmo entre grupos com maior acesso a informação e renda.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!