Conforme noticiado pelo portal Metrópoles, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, uma cela especial foi preparada para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar. O espaço, segundo fontes ligadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), já foi aprovado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos que envolvem o ex-mandatário.
A cela, adaptada especialmente para o ex-presidente, conta com paredes brancas, ar-condicionado e televisão, seguindo o padrão de segurança e as exigências previstas para presos com prerrogativa de ex-chefe de Estado. Moraes teria analisado imagens do local e autorizado os ajustes finais, segundo apurou a coluna.
A movimentação ocorre em meio à expectativa de que o STF rejeite os embargos de declaração apresentados pela defesa de Bolsonaro decisão que pode abrir caminho para sua transferência à Papuda já na próxima semana.
Fontes próximas ao ex-presidente afirmam que aliados políticos acompanham o caso com apreensão, mas consideram que a permanência de Bolsonaro na unidade prisional será breve. A previsão é que, após o cumprimento inicial da decisão, o STF autorize o retorno ao regime domiciliar, possivelmente por motivos de saúde.
O precedente mais recente é o do também ex-presidente Fernando Collor de Mello, que em maio deste ano obteve o benefício da prisão domiciliar após condenação a 8 anos e 10 meses de reclusão por corrupção.
A possível transferência de Bolsonaro reacende o debate sobre tratamento a ex-chefes de Estado condenados e as condições especiais de custódia. Enquanto setores políticos falam em “rigor seletivo”, membros do Judiciário ressaltam que o STF tem atuado dentro da legalidade e das garantias previstas pela Constituição.
Nos bastidores, a cela especial na Papuda já está pronta e o país observa com atenção os próximos passos de um processo que mantém o ex-presidente no centro da cena política e judicial brasileira.