A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (21) o julgamento dos sete réus do Núcleo 4 da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os acusados são apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsáveis por organizar ações de desinformação e ataques virtuais contra instituições e autoridades em 2022. Eles respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Integram o grupo Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, abre a sessão com seu voto, seguido por Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Em caso de condenação, as defesas ainda poderão recorrer.
Até agora, apenas o Núcleo 1 que inclui Jair Bolsonaro foi condenado. Os núcleos 2 e 3 serão julgados em novembro e dezembro, respectivamente. O Núcleo 5, que envolve o empresário Paulo Figueiredo, ainda não tem data definida para julgamento.