QUE BARULHO É ESSE?: Astrônomos estão em choque com novo objeto encontrado na Via Láctea

O misterioso objeto emite ondas extremamente poderosas a cada 44 minutos

QUE BARULHO É ESSE?: Astrônomos estão em choque com novo objeto encontrado na Via Láctea

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Um novo e enigmático objeto localizado a cerca de 15 mil anos-luz da Terra está abalando a comunidade astronômica. Batizado de ASKAP J1832-0911, ele foi descoberto graças ao poderoso conjunto de radiotelescópios ASKAP, na Austrália, e impressiona por emitir poderosos pulsos de ondas de rádio a cada 44 minutos e 12 segundos — com uma precisão quase absurda.
 
A descoberta por si só já seria impressionante. Trata-se de apenas o décimo transiente de rádio de longo período (LPRT) já detectado, uma categoria de objetos celestes raros cujos sinais intermitentes são espaçados por minutos ou horas — diferentemente dos pulsares tradicionais, que emitem sinais em segundos ou milissegundos. Mas este caso ficou ainda mais especial quando os cientistas notaram que, no exato mesmo ritmo, o Telescópio Espacial Chandra, da NASA, também captou rajadas de raios X provenientes da mesma fonte.
 
 
Sinais regulares desafiam o que sabemos sobre o cosmos
 
Essa é a primeira vez que um objeto desse tipo é visto emitindo simultaneamente rádio e raios X, desafiando o que os cientistas sabiam até agora sobre esse fenômeno. ASKAP J1832-0911 ainda é um mistério, mas duas hipóteses se destacam: um magnetar muito antigo, ou uma anã branca com campo magnético ultra-intenso, ambas acompanhadas por uma estrela companheira.
 
No entanto, para que a segunda teoria fosse válida, o campo magnético da anã branca precisaria ser o mais forte já detectado.
 
Apesar da região densamente povoada da galáxia e da grande quantidade de poeira cósmica dificultarem a observação em outros comprimentos de onda, o objeto foi monitorado por dez meses, mantendo-se ativo — embora com brilho variável. Essa consistência aumenta a curiosidade dos astrônomos.
 
 
Ondas de rádio e raios X: uma combinação inédita
 
Segundo a pesquisadora Nanda Rea, do Instituto de Ciências Espaciais (ICE-CSIC) na Espanha, essa descoberta abre portas para novas pesquisas:
"Encontrar tal objeto sugere a existência de muitos outros. A emissão transitória de raios X nos dá pistas valiosas sobre sua natureza misteriosa."
 
Seja qual for sua origem, ASKAP J1832-0911 é uma peça que pode transformar o quebra-cabeça sobre os objetos mais enigmáticos do universo. E, com a ajuda de telescópios como o James Webb, novas pistas poderão surgir em breve.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS