A transfusão foi necessária devido a um quadro de trombocitopenia que ocorreu no sábado
Foto: Divulgação/Vaticano
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O serviço de comunicação do Vaticano informou que o Papa Francisco, de 88 anos, segue com grave problema de saúde decorrente de uma pneumonia bilateral e teve crise respiratória asmática prolongada. O boletim médico de sábado (22), diz que ele precisou de transfusão de sangue e aplicação de oxigênio de alto fluxo. O Papa está internado num hospital, em Roma (Itália), desde 14 de fevereiro, e apesar da gravidade, o Vaticano nega a necessidade de renúncia.
Veja mais
A equipe médica explicou que as transfusões de sangue ocorreram porque os exames revelaram trombocitopenia, associada à anemia. Isso acontece quando existe um número reduzido de plaquetas no sangue e gera aumento do risco de hemorragia.
Agora, a equipe médica trabalha para evitar o risco de que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse – um tipo de infecção que se espalha por outros órgãos do corpo.
A Rádio Vaticano noticiou que Francisco I passou o dia de sábado sentado em uma poltrona e sentiu mais dores do que no dia anterior. "O estado do Santo Padre continua crítico, portanto, como foi explicado ontem, o Papa não está fora de perigo”, declarou o serviço de comunicação.
Católicos do mundo inteiro rezam pela saúde de Francisco I e vivem a tensão causada pela instabilidade da saúde do Santo Padre.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!