Documentário destaca a arte do grafite em Vilhena e será lançado para alunos da rede pública, com exibição acessível em Libras.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta sexta-feira, 28 de março, será lançado em Vilhena (RO) o curta-metragem “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena”. O vídeo documentário, produzido pela jornalista e produtora cultural Andréia Machado, traz uma imersão na arte urbana, destacando a beleza, a cultura e o impacto estético dos grafites que transformam a cidade em uma verdadeira galeria a céu aberto.
O curta-metragem documental, com duração de 5 minutos, explora a vibrante cena do grafite na cidade de Vilhena. A produção audiovisual conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para pessoas surdas, e classificação livre, permitindo que todos os públicos possam assistir.
Segundo Andréia Machado, o documentário mostra o talento dos artistas locais e a forma como suas obras dialogam com o espaço urbano, trazendo cores, identidade e expressões culturais para as ruas da cidade. Com cenas que exploram murais espalhados por diversos bairros, a produção busca valorizar a arte do grafite e evidenciar seu papel como manifestação artística e social.
A produção conta com roteiro e direção da jornalista Andréia Machado. Já Márcio Guilhermon foi responsável pela captação de som, enquanto Washington Kuipers atuou como cinegrafista, editor e diretor de fotografia. Além das imagens marcantes das intervenções urbanas, o curta-metragem conta com depoimentos de grafiteiros e especialistas, que compartilham suas percepções sobre a importância da arte de rua na paisagem urbana de Vilhena. A produção também destaca o crescimento do grafite na cidade e seu reconhecimento como uma forma legítima de expressão cultural.
O vídeo documentário será lançado durante uma oficina de grafite ministrada pela equipe da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), realizada para alunos da Escola Pública Professor Luiz Carlos Paula Assis, localizada no Setor 6 de Vilhena. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora Andréia Machado, o grafiteiro Alessandro Biff, reconhecido por seus trabalhos no município ao longo dos anos, e o sociólogo Márcio Guilhermon, proporcionando uma oportunidade para troca de experiências e reflexões sobre o tema.
Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e apoiado pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena” reafirma a importância da valorização da arte urbana e do fomento à cultura local. A iniciativa traz visibilidade para artistas e suas criações, além de incentivar o diálogo sobre o papel do grafite na construção de uma cidade mais vibrante e inclusiva.
“Agradeço a todos que contribuíram para a realização desse lindo curta-metragem. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022)”, disse Andréia Machado.
Texto e fotos: Assessoria
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!