IMPRESSIONANTE: Janeiro terá o alinhamento de seis planetas do Sistema Solar

Fenômeno começará nos primeiros dias de janeiro e será visível a olho nu

IMPRESSIONANTE: Janeiro terá o alinhamento de seis planetas do Sistema Solar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em janeiro de 2025, o céu oferecerá um espetáculo raro: o alinhamento de seis planetas. Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno poderão ser visto durante o pôr do sol, ao longo de quase todo o mês.
 
Embora pareça que as estrelas estão alinhadas, trata-se de uma ilusão de ótica. Na verdade, os planetas orbitam o Sol ao longo da linha imaginária da eclíptica. O fenômeno começará nos primeiros dias de janeiro e será visível a olho nu para Marte, Vênus, Júpiter e Saturno. Urano e Netuno serão visíveis apenas com telescópio. O melhor horário para a observação será do pôr do sol até às 20h30.
 
Em 2023, um alinhamento semelhante ocorreu, com a presença de Mercúrio. No entanto, em janeiro de 2025, Mercúrio se juntará mais tarde, criando um alinhamento de sete planetas, o que não acontece há décadas. O evento terá a duração de quatro semanas.
 
A poluição luminosa pode dificultar a observação, mas nas grandes cidades será possível visualizar o fenômeno a partir do dia 21. Astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo terão uma grande oportunidade de admirar o alinhamento planetário, um evento que promete ser inesquecível.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS