INÉDITO: Aqui está a primeira foto ampliada de uma estrela fora da nossa galáxia 

A estrela recém-fotografada, WOH G64, está localizada na Grande Nuvem de Magalhães

INÉDITO: Aqui está a primeira foto ampliada de uma estrela fora da nossa galáxia 

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Foi a primeira vez que conseguimos capturar uma imagem ampliada de uma estrela moribunda em uma galáxia fora da nossa Via Láctea", explica Keiichi Ohnaka, astrofísico da Universidade Andrés Bello no Chile. 
 
Localizada a 160.000 anos-luz de distância de nós, a estrela WOH G64 foi fotografada graças à impressionante nitidez do "Very Large Telescope Interferometer" (VLTI) do Observatório Europeu do Sul (ESO). As novas observações revelam uma estrela expelindo gás e poeira, em seus estágios finais antes de se tornar uma supernova. 
 
Embora os astrônomos tenham tirado cerca de duas dezenas de imagens ampliadas de estrelas da nossa galáxia, revelando suas propriedades, inúmeras outras estrelas vivem em outras galáxias, tão distantes que a observação detalhada de uma única estrela mostrou-se extremamente difícil. Até agora! 
 
A estrela recém-fotografada, WOH G64, está localizada na Grande Nuvem de Magalhães, uma das pequenas galáxias que orbitam a Via Láctea. Os astrônomos conhecem esta estrela há décadas e apropriadamente a apelidaram de "estrela gigante". Com um tamanho aproximadamente 2.000 vezes maior que o do nosso Sol, WOH G64 é classificada como uma supergigante vermelha. 
 
A equipe de Keiichi Ohnaka há muito tempo se interessa por esta estrela gigante. Em 2005 e 2007, eles usaram o VLTI do ESO no deserto do Atacama, no Chile, para aprender mais sobre as características da estrela, e continuaram a estudá-la ao longo dos anos. Mas uma verdadeira imagem desta estrela continuava difícil de obter. 
 
Para capturar a imagem desejada, a equipe teve que esperar pelo desenvolvimento de um dos instrumentos de segunda geração do VLTI, o GRAVITY. Após comparar seus novos resultados com outras observações anteriores de WOH G64, eles ficaram surpresos ao constatar que a estrela havia escurecido na última década. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS