A PEC pelo fim da escala de trabalho 6x1 tem sido tema de grande mobilização em todo o Brasil nas últimas semanas e acabou gerando grande discussão nas redes sociais. Agora, depois de o projeto já ter alcançado o apoio necessário para começar a tramitar no Congresso, as opiniões dos cidadãos, que antes pareciam estar divididas, começam a se unir por um propósito.
Uma pesquisa feita pelo Projeto Brief, em parceria com a plataforma Swayable, ouviu 3.122 pessoas de todo o Brasil e mostra que 70% da população apoia o fim da escala 6x1. Os dados mostram que a proposta une pessoas de esquerda (81,3% favoráveis) e direita (54,9% favoráveis).
Como aponta a pesquisa, "os números evidenciam que o aspecto humanitário tem sido priorizado, e não apenas as ideologias políticas". Além disso, a PEC foi tão viral no país que 89% dos entrevistados afirmam conhecer a proposta que está em debate na Câmara dos Deputados, e 77,6% entende que mais tempo de descanso aumentaria a produtividade dos trabalhadores.
Um ponto que vale ser destacado é que 68,1% dos cidadãos entendem que as empresas que se opõem à proposta fazem isso porque "a elite econômica historicamente se posiciona contra avanços nos direitos trabalhistas".
Ao saberem que parte de seus representantes são contra o fim desta escala, 64,6% do público de direita afirma que a visão sobre esse lado político piora e 44,6% dizem se identificar mais com a esquerda ao descobrirem que o fim da escala 6x1 é uma causa progressista.