ATENTADO À BOMBA: Esquadrão antibombas está fazendo varreduras na Praça dos Três Poderes após explosões

Local está isolado e os prédios foram evacuados; uma pessoa morreu

ATENTADO À BOMBA: Esquadrão antibombas está fazendo varreduras na Praça dos Três Poderes após explosões

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Praça dos Três Poderes foi isolada pelas autoridades. Um esquadrão antibombas, com ajuda do Exército, faz varredura na região.

 

Até às 22h34, o corpo da vítima permanecia em frente ao STF. Junto a ele foram encontrados artefatos. O corpo será retirado apenas ao final da varredura antibombas. A informação preliminar é de que o ataque tenha sido obra de um lobo solitário na forma de um suicídio, afirmou a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, em coletiva na noite desta quarta-feira, 13.

 

Ainda segundo Celina, a identidade da vítima será confirmada após a perícia. No entanto, o suposto autor do incidente teria anunciado o ataque nas redes sociais.

 

Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil do Distrito Federal está no local e já deu início às investigações.

 

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também ativou o Plano Escudo, que permite a atuação do Exército nos palácios do Planalto, da Alvorada, Jaburu e da Granja do Torto sem uma operação formal de Garantia da Lei e da Ordem, após as explosões.

 

Em nota, o STF confirmou que "dois fortes estrondos foram ouvidos" ao final da sessão de hoje e os ministros, servidores e colaboradores foram retirados do prédio.

 

"Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF", diz o comunicado.

 

"A Polícia Civil do Distrito Federal informa que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e  a perícia foi acionada ao local".

 

A Polícia Federal (PF) também irá investigar o caso. "Um inquérito policial será instaurado para apurar os ataques. Foram acionados policiais do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta-Intervenção da Superintendência Regional da PF no Distrito Federal, peritos e o Grupo Antibombas da instituição, que estão conduzindo as ações iniciais de segurança e análise do local", disse a organização em nota.

 

Uma testemunha - que não teve o nome divulgado - relatou o momento em que um homem causou explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Ao Terra, o Corpo de Bombeiros informou que o responsável pela ação morreu no local.

 

 Reunião de emergência

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio da Alvorada, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin logo após as explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília. 

 

Além dos ministros, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, também esteve presente no encontro. Em resposta imediata ao ocorrido, Rodrigues ordenou a abertura de um inquérito para investigar os eventos que levaram às explosões, justificando a ação pela localização das detonações em um órgão público federal, o que eleva a relevância do caso.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS