PIB: FMI eleva de 2,1% para 3% a previsão de crescimento da economia brasileira

País teve um dos melhores aumentos na previsão para as principais economias do mundo

PIB: FMI eleva de 2,1% para 3% a previsão de crescimento da economia brasileira

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira (22) o relatório “World Economic Outlook” durante a reunião com autoridades de finanças em Washington (EUA), e elevou a projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024 para 3% , o que fez com que o país registrasse um dos melhores desempenhos entre as principais economias globais. Esta alta representa um aumento de 0,9 ponto percentual em relação à previsão anterior, que era de 2,1%.
 
O relatório aponta que a melhora nas projeções de 2024 é resultado de um desempenho acima do esperado no consumo privado e nos investimentos, impulsionados pela geração de empregos e pela transferência de renda por meio de programas sociais.
 
O Brasil, com uma expectativa de crescimento superior à média da América Latina, que é de 2,1% para o próximo ano, se beneficia também de impactos menores das enchentes no Rio Grande do Sul.
 
Por outro lado, a expectativa para 2025 é menos otimista, com a previsão de crescimento do PIB brasileiro reduzida de 2,4% para 2,2%. Essa diminuição se deve principalmente à necessidade de manter juros elevados para conter a inflação, o que pode esfriar o mercado de trabalho.
 
As previsões do FMI estão mais alinhadas com as do governo Lula, que recentemente revisou suas estimativas de crescimento de 2,5% para 3,2%. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acredita que a economia deve crescer a uma taxa média acima de 2,5% até 2026.
 
Mundo
 
No cenário global, o FMI observa que, embora a batalha contra a inflação pós-pandemia tenha avançado, ainda existem pressões de preços. A inflação mundial, que alcançou 9,4% em 2022, deve cair para 3,5% até 2025, abaixo da média registrada antes da pandemia.
 
Enquanto o  crescimento do PIB dos EUA é projetado em 2,8% para este ano, a Europa deve experimentar uma recuperação modesta. Nos mercados emergentes, a expectativa de crescimento permanece em 4,2% para 2024.
 
O FMI ressalta a importância de um “triplo pivô” para a recuperação econômica: a política monetária, que deve incluir cortes de juros; a política fiscal, com um apelo à contenção do endividamento; e reformas estruturais que aumentem a produtividade e abordem desafios sociais e climáticos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS