VANDALISMO: Governo cria gabinete de crise após torres serem derrubadas

As derrubadas foram em Rondônia, Paraná e em São Paulo

VANDALISMO: Governo cria gabinete de crise após torres serem derrubadas

Foto: Divulgação

Três torres de transmissão de energia elétrica caíram, com "indícios de vandalismo e sabotagem", em diferentes locais do país, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
 
As quedas ocorreram entre a noite de domingo (8/1) e a madrugada de segunda-feira (9/1), após as invasões e atos de vandalismo em Brasília, mas não está claro se as quedas têm relação com o ocorrido na capital.
 
 
Não houve interrupção no fornecimento de energia.
 
 
Um gabinete de crise foi criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), sob a coordenação da Aneel, para garantir a segurança do sistema elétrico após os episódios.
 
 
Procurada pela BBC News Brasil, a ONS afirmou que divulgará em breve uma nota oficial a respeito das quedas e das medidas tomadas a respeito.
 
 
O MME também foi procurado, mas não respondeu até a publicação da reportagem.
 
 
O que aconteceu?
 
 
 
A primeira queda ocorreu em Rondônia, na linha de transmissão entre Samuel (AC) e Ariquemes (RO), operada pela Eletronorte, às 21h30 de domingo.
 
 
Houve ainda uma "torção" em duas torres adjacentes, segundo a Aneel. O boletim da agência afirma que "há indícios de vandalismo". Por sua vez, a Eletronorte afirmou que a torre foi "derrubada", com "indícios de sabotagem".
 
 
"A Eletronorte informa ainda que atua também no encaminhamento de informações e registro de ocorrência policial para que os órgãos competentes apurem os fatos e identifiquem os responsáveis", disse a companhia.
 
 
A segunda queda, também com "indícios de vandalismo", de acordo com a Aneel, foi registrada na cidade de Medianeira, no Paraná, na linha de transmissão operada por Furnas entre Foz do Iguaçu (PR) e Ibiúna (SP).
 
 
Também foram danificadas três outras torres próximas. Segundo a agência, "não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado a queda de torres".
 
 
A terceira queda ocorreu às 00h40 na linha de transmissão do Complexo do Madeira, que conecta as usinas hidrelétricas de Jirau, em Porto Velho (RO), e Santo Antônio, em Sertãozinho (SP).
 
 
De acordo com a Aneel, a Evoltz, empresa responsável pela linha, informou que "há indícios de sabotagem" na queda da torre, após ter sido verificado o corte de dois estais (cabos que dão sustentação à estrutura).
 
 
De acordo com a ONS, não há previsão de quando a operação das linhas será normalizada após as quedas em Rondônia e na linha do Madeira. Na linha de Furnas, a expectativa é que isso ocorra até o próximo dia 13.
 
 
Após as quedas, foi criado um Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico, sob a coordenação da Aneel, para monitorar "informações referentes a qualquer tentativa de ataque ou efetivo vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física como também cibernética das instalações".
 
 
A ONS também informou ao MME e à Aneel que passou a realizar uma "operação diferenciada para aumento da segurança eletroenergética".
 
 
As medidas incluem aumentar o envio de energia entre regiões do país "visando minimizar ou mesmo evitar atuação dos esquemas especiais de proteção, sempre que possível".
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS