ORIGEM: Após estudos, relatório da OMS aponta que animais são provável fonte da Covid-19

A descoberta não avança muito na origem do vírus e deixa questões em aberto

ORIGEM: Após estudos, relatório da OMS aponta que animais são provável fonte da Covid-19

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a China, sobre as origens da covid-19, conclui que o cenário mais provável é que o coronavírus foi transmitido de morcegos para humanos através de um outro animal e que a hipótese de vazamento de um laboratório é “extremamente improvável”, segundo um esboço do documento obtido pela Associated Press.
 
 
A descoberta não avança muito na origem do vírus e deixa questões em aberto. O relatório, porém, traz mais detalhes sobre o raciocínio por trás das conclusões dos pesquisadores. A equipe propôs mais investigações sobre o assunto, exceto sobre a hipótese de vazamento.
 
O documento, que deverá ser publicado nesta terça-feira, 30, está sendo acompanhado de perto, uma vez que identificar a origem do vírus poderá ajudar cientistas a prevenir pandemias futuras. Mas a questão é também extremamente delicada, visto que a China se recusa a aceitar que seja culpada pela pandemia atual.
 
Seguidos adiamentos do estudo levantaram dúvidas sobre se os chineses estariam tentando enviesar as conclusões. “Temos sólidas preocupações sobre a metodologia e o processo do relatório, incluindo o fato de que o governo (chinês) aparentemente ajudou a escrevê-lo”, disse o Secretário de Estados dos EUA, Antony Blinken, em recente entrevista à CNN. Pequim rejeitou a crítica nesta segunda-feira.
 
“Os EUA têm se manifestado sobre o relatório. Ao fazer isso, os EUA não estariam tentando exercer pressão política sobre os integrantes do grupo de especialistas da OMS?”, questionou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian.
 
O relatório se baseia numa visita de especialistas da OMS a Wuhan, cidade chinesa onde a covid-19 foi inicialmente detectada, entre meados de janeiro e meados de fevereiro. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS