PREOCUPAÇÃO: Prefeitos enviam nota ao governo federal apontando falta de oxigênio

Alerta foi feito ao Ministério da Saúde com o intuito de demandar "providências imediatas" para suprir as carências do insumo em todo o país

PREOCUPAÇÃO: Prefeitos enviam nota ao governo federal apontando falta de oxigênio

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Frente Nacional dos Prefeitos enviou, nesta quinta-feira (18/3), uma nota ao Ministério da Saúde demandando ação imediata para impedir a iminente crise de oxigênio hospitalar em todo o país. O objetivo é reforçar a necessidade do apoio federal na aquisição de insumos e nas estratégias de distribuição e logística.
 
 
"O aumento sem precedentes no número de contaminados com o novo coronavírus e da demanda por atendimento hospitalar aponta para um cenário potencialmente ainda mais trágico já nos próximos dias: a falta de oxigênio e de medicamentos para sedação de paciente intubados", alerta o documento.
 
Se em um primeiro momento o colapso foi percebido em Manaus — com registro de 28 mortes por falta de oxigênio na capital do Amazonas em janeiro de 2021, segundo o Ministério Público Federal —, atualmente, a situação não fica mais restrita a um só estado. "Já há registros, de Norte a Sul do país, de escassez e iminente falta desses insumos imprescindíveis para enfrentar à covid-19", completa o texto.
 
 
A sugestão da Frente é que a União redirecione insumos e produtos para fortalecer a demanda. "Isso poderia ser feito com a indústria metalúrgica, que também utiliza oxigênio com o mesmo grau de pureza do hospitalar".
 
O pedido também se estende para medicamentos de sedação, necessários no processo de intubação.
 
"Não é razoável que cidadãos brasileiros sejam levados à desesperadora morte por 'afogamento' no seco, ou que sejam amarrados e mantenham a consciência durante o delicado e doloroso processo de intubação e depois na sua longa permanência".
 
 
A possível falta de oxigênio em cidades do Brasil foi tema da audiência desta quinta-feira da Comissão Temporária da covid-19 do Congresso Nacional. Segundo o diretor de Logística do Ministério da Saúde, general Ridauto Fernandes, o cenário atual de colapso em todo o país pode levar ao desabastecimento de oxigênio medicinal, especialmente em pequenos hospitais e municípios do interior.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS