PODER 360 - Uma gata de Cuiabá, no Mato Grosso, foi o 1º animal de estimação a ter teste positivo para Covid-19 no Brasil. Ela não tem sintomas e contraiu a doença dos seus tutores. A possível infecção de outro gato e de 1 cachorro está sendo investigada. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo nesta 2ª feira (19).
A pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em Cuiabá, fez o exame molecular de PCR no animal. Segundo ela, a gata foi infectada por ter contanto com os tutores infectados no período de isolamento deles. Os donos contraíram o vírus em setembro, em uma festa de família, depois de receberem lembrancinhas de uma pessoa, que sem saber, estava com Covid-19.
Dutra diz que as pessoas infectadas devem ficar longe dos animais. “Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato, é ainda mais complexo do que no do cão porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente”, disse Valéria Dutra ao O Globo.
No mundo, há menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados e relatados em literatura científica.
Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná), é 1 dos poucos cientistas brasileiros a investigar a covid-19 em animais domésticos. Segundo ele, pelo que se viu até agora, os gatos são mais suscetíveis à Covid-19 do que os cães.
Biondo é coordenador do maior estudo sobre coronavírus em cães e gatos no Brasil e 1 dos autores principais da mais completa revisão internacional sobre o Sars-CoV-2 em animais, aceita para publicação pela “Frontiers in Veterinary Science”.
A amostra colhida na gata de Cuiabá foi enviada para análise diagnóstica pelo laboratório coordenado por Biondo. Também serão realizados exames com anticorpos.