MEDO: Após terremoto no México, EUA emitem alerta de tsunami

Abalo, com epicentro no estado mexicano de Oaxaca, foi de magnitude 7,4, segundo o Serviço Geológico dos EUA; há quatro mortes confirmadas

MEDO: Após terremoto no México, EUA emitem alerta de tsunami

Foto: O impacto do tremor foi sentido na Cidade do México, onde as pessoas foram para as ruas | ALFREDO ESTRELLA / AFP

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os Estados Unidos emitiram, nesta terça-feira, um alerta de tsunami para as costas do México e de países da América Latina após um terremoto com epicentro no estado mexicano de Oaxaca. Segundo a Defesa Civil mexicana, quatro pessoas morreram.
 
Segundo o Centro de Alerta e Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos, “ondas perigosas” de até três metros podem atingir a costa sul do México. Já à costa do Equador podem chegar ondas de até um metro. No caso de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Havaí e Peru, as ondas podem chegar a meio metro.
 
O órgão ainda informou que as tsunamis incluem várias ondas que podem chegar em intervalos de até uma hora. "A onda inicial pode não ser a maior", afirmou o centro. “O perigo pode permanecer por muitas horas ou mais após a onda inicial."
 
Relatos e vídeos (veja abaixo) em redes sociais mostram que o mar na costa de Oaxaca começou a recuar após o terremoto, e depois o serviço sismológico do México informou que o mar subiu 60 centímetros na praia de Huatulco, destino popular entre turistas. A defesa civil mexicana recomendou que os moradores se mantenham afastados da costa.
 
 
O terremoto foi registrado com uma magnitude de 7,4, com epicentro a 26 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Na região central da Cidade do México, prédios balançaram e centenas de pessoas deixaram suas casas, correndo para as ruas em pânico.
 
O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse que ainda não há relatos preliminares sobre danos, e acrescentou estar aguardando relatórios de Oaxaca. Moradores relataram momentos de medo. Segundo Alberto Ibanez, um fotógrafo que estava na cidade de Oaxaca, o terremoto deixou uma rachadura em uma parede de seu apartamento, além de ter derrubado livros e panelas das prateleiras.
 
— Todo mundo fugiu para a rua, foi muito forte — contou.
 
O México fica em uma região de alta atividade sismológica. Um dos tremores mais devastadores, de 8,1 pontos na escala Richter, ocorreu em 1985 e deixou mais de 10 mil mortos, a maioria na Cidade do México.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS