RECÉM-NASCIDA : Siamesa separada da irmã precisa de cirurgia urgente no coração

Débora e Catarina nasceram no dia 22, unidas pelo tórax e abdômen, com 4,785 kg

RECÉM-NASCIDA : Siamesa separada da irmã precisa de cirurgia urgente no coração

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma das gêmeas siamesas que passou pela cirurgia de separação da irmã nasceu com malformação no coração e precisa fazer uma cirurgia com urgência para sobreviver, segundo os médicos. No entanto, não há previsão de quando o procedimento poderá ser realizado, pois a recém-nascida ainda se recupera da operação de se separação.

 

Débora e Catarina nasceram no dia 22, unidas pelo tórax e abdômen, com 4,785 kg. Elas compartilhavam o mesmo fígado, que foi dividido na cirurgia. No dia seguinte ao nascimento, as bebês tiveram de ser submetidas à operação de urgência no Hospital Materno Infantil. Desde então, elas estão em estado gravíssimo, mas estável, respiram com a ajuda de aparelho e são alimentadas pela veia. A mãe recebeu alta e passa bem.

 

Débora nasceu com malformação no coração, que ocasionou a transposição das grandes artérias, quando a aorta, responsável por levar o sangue oxigenado, está ligada ao ventrículo direito, que recebe o sangue venoso. Além disso, existe uma conexão entre as câmaras do coração, que faz com que o sangue oxigenado se misture com o venoso.

 

O médico disse ao site que o procedimento é complexo e tem mortalidade entre 5% e 30%. Em bebês saudáveis, é indicado que seja feito até os dois meses de idade. “No caso dela, ainda não é possível saber quando vai ser possível fazer a operação, porque a cirurgia de separação é muito grande, ela ainda está se recuperando”, explicou o cirurgião cardiovascular Wilson Silveira, que acompanha as gêmeas desde a separação.

 

O problema que Débora tem no coração dificulta a sua recuperação, pois o corpo não recebe oxigenação adequada. A equipe médica está acompanhando o caso para verificar o melhor tratamento enquanto ela não pode fazer a cirurgia para corrigir a malformação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS